ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Campo Grande registra quarta menor umidade do ar entre capitais brasileiras

Índice chegou a 24% nesta terça-feira (15), abaixo do recomendado pela OMS

Por Gustavo Bonotto | 15/07/2025 21:15
Campo Grande registra quarta menor umidade do ar entre capitais brasileiras
Céu alaranjado durante o início da manhã. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Campo Grande registrou, nesta terça-feira (15), a quarta menor umidade relativa do ar entre as capitais brasileiras, com apenas 24%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O nível está muito abaixo do mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que varia entre 50% e 60%, e acende o alerta para problemas respiratórios, desidratação e retenção de poluentes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande enfrenta alerta de saúde devido à baixa umidade do ar, registrando 24%, a quarta menor entre as capitais brasileiras, segundo o Inmet. A OMS recomenda umidade entre 50% e 60%. A população deve evitar exposição ao sol, hidratar-se e evitar bebidas alcoólicas. O tempo seco agrava problemas respiratórios e aumenta casos de tosse, dor de cabeça e irritação nos olhos. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias são os mais afetados. Uma frente fria prevista deve trazer chuvas e queda de temperatura, com mínimas chegando a 5°C em algumas cidades. Especialistas recomendam hidratação e proteção contra as variações climáticas.

Em relação ao âmbito nacional, a Capital só ficou atrás de Cuiabá (21%), São Paulo (23%) e Belo Horizonte (23%). Todos os 79 municípios entraram em alerta de perigo, com orientação para evitar exposição ao sol, principalmente entre 11h e 15h.

A recomendação é que a população beba bastante água, evite exercícios físicos nas horas mais quentes e não consuma bebidas alcoólicas, que podem agravar a desidratação. Umidificadores de ar, toalhas molhadas e recipientes com água ajudam a melhorar a qualidade do ar nos ambientes fechados.

O calor seco também traz impactos para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, como rinite, sinusite e asma, que tendem a piorar com o tempo seco. Médicos alertam para o aumento de casos de tosse, dor de cabeça e irritação nos olhos.

De acordo com a Climatempo, uma frente fria prevista para esta semana deve provocar pancadas de chuva em parte do Estado e derrubar as temperaturas. A previsão indica frio em todas as regiões, com mínimas podendo chegar a 5 °C em algumas cidades.

A orientação dos meteorologistas é que a população se prepare para a queda brusca de temperatura nos próximos dias, mantendo a hidratação e protegendo-se contra as variações climáticas bruscas.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias