Junho tem chuvas acima da média em 27 cidades; Capital fica abaixo do esperado
O maior acumulado do mês foi registrado em Sete Quedas, com 157,4 mm, segundo dados do Cemtec
Em Mato Grosso do Sul, o mês de junho registrou chuvas acima da média histórica em 27 cidades, enquanto outras 20 ficaram com volumes abaixo do esperado. Os dados foram divulgados no boletim desta terça-feira (15) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Junho trouxe chuvas acima da média em 27 municípios de Mato Grosso do Sul, com destaque para Sete Quedas, que acumulou 157,4 mm, 84% acima do esperado. Iguatemi também superou a média histórica com 153,2 mm, um desvio positivo de 78%. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou os dados em boletim. Campo Grande, entretanto, registrou chuvas 41% abaixo da média histórica, com base nos dados da estação meteorológica do INMET. O maior volume na capital foi de 43 mm, medido pelo Cemaden. O estado também apresentou grande variação de temperatura, de -0,9°C em Sete Quedas a 34,3°C em Pedro Gomes. A menor umidade relativa do ar foi de 11% em Amambai, e a rajada de vento mais forte atingiu 91,8 km/h em Caarapó.
O maior acumulado do mês foi registrado em Sete Quedas, com 157,4 mm, volume que representa um desvio positivo de 84% em relação à média climatológica do período. Em seguida, Iguatemi teve 153,2 mm, valor 78% acima do esperado para o mês.
Na Capital, a chuva acumulada em junho de 2025 ficou 41% abaixo da média histórica, calculada a partir dos dados da estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada na Embrapa Gado de Corte, considerando o período de 1981 a 2010.
Entre os pontos de medição oficiais em Campo Grande, o maior volume foi registrado pelo pluviômetro do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), com 43 mm ao longo do mês, o que representa um desvio de 9% abaixo da média esperada para junho.
Temperaturas - Durante junho de 2025, o Estado registrou grande amplitude térmica, com temperaturas variando de -0,9°C a 34,3°C ao longo do mês.
A menor temperatura foi registrada em Sete Quedas, com -0,9°C no dia 24 de junho. Já o valor mais alto ocorreu em Pedro Gomes, que marcou 34,3°C no dia 4 de junho.
Em relação à umidade relativa do ar, o menor índice observado foi de 11% em Amambai, no dia 24 de junho.
Nos ventos, a maior rajada registrada foi de 91,8 km/h em Caarapó, no dia 15 de junho.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.