ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Junho tem chuvas acima da média em 27 cidades; Capital fica abaixo do esperado

O maior acumulado do mês foi registrado em Sete Quedas, com 157,4 mm, segundo dados do Cemtec

Por Jéssica Fernandes | 15/07/2025 17:22
Junho tem chuvas acima da média em 27 cidades; Capital fica abaixo do esperado
Pedestre se protegendo da chuva no centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Em Mato Grosso do Sul, o mês de junho registrou chuvas acima da média histórica em 27 cidades, enquanto outras 20 ficaram com volumes abaixo do esperado. Os dados foram divulgados no boletim desta terça-feira (15) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Junho trouxe chuvas acima da média em 27 municípios de Mato Grosso do Sul, com destaque para Sete Quedas, que acumulou 157,4 mm, 84% acima do esperado. Iguatemi também superou a média histórica com 153,2 mm, um desvio positivo de 78%. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou os dados em boletim. Campo Grande, entretanto, registrou chuvas 41% abaixo da média histórica, com base nos dados da estação meteorológica do INMET. O maior volume na capital foi de 43 mm, medido pelo Cemaden. O estado também apresentou grande variação de temperatura, de -0,9°C em Sete Quedas a 34,3°C em Pedro Gomes. A menor umidade relativa do ar foi de 11% em Amambai, e a rajada de vento mais forte atingiu 91,8 km/h em Caarapó.

O maior acumulado do mês foi registrado em Sete Quedas, com 157,4 mm, volume que representa um desvio positivo de 84% em relação à média climatológica do período. Em seguida, Iguatemi teve 153,2 mm, valor 78% acima do esperado para o mês.

Na Capital, a chuva acumulada em junho de 2025 ficou 41% abaixo da média histórica, calculada a partir dos dados da estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada na Embrapa Gado de Corte, considerando o período de 1981 a 2010.

Junho tem chuvas acima da média em 27 cidades; Capital fica abaixo do esperado
Boletim divulgado nesta terça-feira mostra balanço nas cidades de MS. (Foto: Cemtec)

Entre os pontos de medição oficiais em Campo Grande, o maior volume foi registrado pelo pluviômetro do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), com 43 mm ao longo do mês, o que representa um desvio de 9% abaixo da média esperada para junho.

Temperaturas - Durante junho de 2025, o Estado registrou grande amplitude térmica, com temperaturas variando de -0,9°C a 34,3°C ao longo do mês.

A menor temperatura foi registrada em Sete Quedas, com -0,9°C no dia 24 de junho. Já o valor mais alto ocorreu em Pedro Gomes, que marcou 34,3°C no dia 4 de junho.

Em relação à umidade relativa do ar, o menor índice observado foi de 11% em Amambai, no dia 24 de junho.

Nos ventos, a maior rajada registrada foi de 91,8 km/h em Caarapó, no dia 15 de junho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias