ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Procon abre canal direto com Unimed após fim de convênio com Santa Casa

Superintendência do consumidor se reuniu com cooperativa depois que a Santa Casa rompeu convênio

Mayara Bueno | 03/06/2019 16:33
Marcelo Salomão, chefe do Procon, à esquerda, durante conversa com diretores da Unimed. (Foto: Procon/MS/Arquivo).
Marcelo Salomão, chefe do Procon, à esquerda, durante conversa com diretores da Unimed. (Foto: Procon/MS/Arquivo).

O Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) se reuniu com a direção da Unimed Campo Grande para avaliar se a instituição de saúde tem condições de atender os pacientes. A preocupação surgiu depois que a cooperativa rompeu com a Santa Casa, em 13 de maio, portanto, quando os beneficiários do plano não puderam mais ser atendidos pelo hospital.

O combinado entre eles foi de que um canal direto será criado para agilizar a solução de eventuais reclamações de paciente. Segundo o diretor do Procon de Mato Grosso do Sul, Marcelo Salomão, nesta semana, a Unimed vai informar como será feita a criação e quem ficará responsável pelo contato direto com a superintendência.

“Isso já acontece com a Águas, Energisa. É uma forma de atender o consumidor de forma mais rápida”. Em casos em que não há um canal direto, marca-se uma audiência em um processo que pode levar de 20 a 25 dias. Se um paciente reclamar de problemas como liberação de um exame, por exemplo, esperar todo o tempo pode prejudicar ainda mais o caso.

Salomão afirmou que, além de conversar com a Unimed, buscou a direção da Santa Casa para entender o que estava ocorrendo. “Eu percebi que não teria muito sucesso e que o convênio não seria restabelecido”, disse ao justificar a busca pela cooperativa. Desde que o descredenciamento ocorreu, afirma, não houve aumento de queixa de pacientes.

Durante a visita, ao mostrar as dependências do Hospital da Unimed, localizado na Avenida Mato Grosso, os diretores afirmaram que a instituição de saúde tem condição de atender de forma adequada. A informação é que o aumento de atendimento de pacientes com dengue impactou muito mais do que o descredenciamento.

Os diretores explicaram que, além da condição própria, caso alguma serviço solicitado não possa ser prestado pelo hospital, existe uma “numerosa rede conveniada” para os pacientes que precisarem.

Segundo o diretor do hospital, Maurício Simões Corrêa, a carta da Santa Casa avisando a interrupção do convênio foi entregue com 60 dias de antecedência, período que possibilitou o aparelhamento do hospital para aumento de demanda.

O superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, se diz convencido de que o Hospital da Unimed tem capacidade de leitos superior aos pedidos dos beneficiários e que, caso haja ampliação, há instalações para serem colocadas em funcionamento.

Histórico - A Santa Casa alega dívida milionária para justificar o rompimento do atendimento, em maio de 2019. Na ocasião, a cooperativa apenas comunicou que atenderia a requisição da instituição de saúde, afirmando que possuía cobertura suficiente para suprir a demanda.

Nos siga no Google Notícias