Réu por matar homem em briga por sinuca vai cumprir pena no semiaberto
Rosalvado Machado chegou a alegar legítima defesa durante o julgamento, mas acabou condenado
Rosalvo Machado, 68 anos, foi condenado a 5 anos por matar Roseney Siqueira da Silva, em uma briga por sinuca. O crime aconteceu no dia 22 de abril de 2023, em conveniência localizada na esquina da Avenida Senhor do Bonfim com a Rua Mirandela, Bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O julgamento do acusado aconteceu nesta terça-feira (20) na 1ª Vara do Tribunal do Júri. Durante a sessão, a defesa de Rosalvo sustentou as teses de desclassificação para outro delito não doloso contra a vida, absolvição por legítima defesa, reconhecimento da violento emoção e afastamento da qualificadora em caso de condenação.
Apenas a violenta emoção foi reconhecida pelo Conselho de Sentença, prejudicando a qualificadora de motivo fútil. As outras teses da defesa foram rejeitadas, com isso, Rosalvo acabou condenado por homicídio doloso com causa especial de diminuição de pena.
O juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida então sentenciou o idoso a 5 anos de reclusão, porém a pena deve ser cumprida em regime semiaberto. Ele respondia o processo em liberdade.
Homicídio – Segundo denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), no dia do crime Roseney foi até a conveniência com sua filha. Na ocasião, Rosalvo já estava jogando sinuca no local. A vítima então passou a participar do jogo.
Houve desentendimento entre os dois por conta da partida e então, Rosalvo sacou uma faca e deu golpes em Roseney. Em seguida fugiu. A vítima foi socorrida para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Bahia, mas por conta da gravidade dos ferimentos, foi transferida para a Santa Casa, onde morreu três dias depois.
O autor prestou depoimento na 3ª Delegacia de Polícia Civil no dia 8 de maio daquele ano, acompanhado de advogado. Para delegada Jennifer Estevam, Rosalvo declarou que não conhecia a vítima e que estava jogando sinuca quando Roseney tentou tomar o taco de sua mão.
Ele então afirmou que pediu para a vítima esperar sua vez e então começou a ser xingado pelo homem. Depois de um tempo, ele saiu da mesa de sinuca e foi chamado por Roseney para conversar. Houve o desentendimento e a vítima jogou uma garrafa de bebida nele. Para deter as agressões, Rosalvo o golpeou com um canivete.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.