ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Réu por matar homem em briga por sinuca vai cumprir pena no semiaberto

Rosalvado Machado chegou a alegar legítima defesa durante o julgamento, mas acabou condenado

Por Ana Paula Chuva | 20/05/2025 12:29
Réu por matar homem em briga por sinuca vai cumprir pena no semiaberto
Rosalvo sentado no banco dos réus durante o julgamento (Foto: Marcos Maluf)

Rosalvo Machado, 68 anos, foi condenado a 5 anos por matar Roseney Siqueira da Silva, em uma briga por sinuca. O crime aconteceu no dia 22 de abril de 2023, em conveniência localizada na esquina da Avenida Senhor do Bonfim com a Rua Mirandela, Bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Idoso de 68 anos foi condenado a 5 anos de prisão em regime semiaberto pelo assassinato de Roseney Siqueira da Silva, após desentendimento durante jogo de sinuca em Campo Grande. O crime ocorreu em abril de 2023, em uma conveniência no Jardim dos Estados.Durante o julgamento na 1ª Vara do Tribunal do Júri, apenas a tese de violenta emoção foi aceita pelo Conselho de Sentença. Segundo o Ministério Público, o réu desferiu golpes de faca contra a vítima, que faleceu três dias depois na Santa Casa, após ser inicialmente atendida na UPA Nova Bahia.

O julgamento do acusado aconteceu nesta terça-feira (20) na 1ª Vara do Tribunal do Júri. Durante a sessão, a defesa de Rosalvo sustentou as teses de desclassificação para outro delito não doloso contra a vida, absolvição por legítima defesa, reconhecimento da violento emoção e afastamento da qualificadora em caso de condenação.

Apenas a violenta emoção foi reconhecida pelo Conselho de Sentença, prejudicando a qualificadora de motivo fútil. As outras teses da defesa foram rejeitadas, com isso, Rosalvo acabou condenado por homicídio doloso com causa especial de diminuição de pena.

O juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida então sentenciou o idoso a 5 anos de reclusão, porém a pena deve ser cumprida em regime semiaberto. Ele respondia o processo em liberdade.

Homicídio – Segundo denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), no dia do crime Roseney foi até a conveniência com sua filha. Na ocasião, Rosalvo já estava jogando sinuca no local. A vítima então passou a participar do jogo.

Houve desentendimento entre os dois por conta da partida e então, Rosalvo sacou uma faca e deu golpes em Roseney. Em seguida fugiu. A vítima foi socorrida para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Bahia, mas por conta da gravidade dos ferimentos, foi transferida para a Santa Casa, onde morreu três dias depois.

O autor prestou depoimento na 3ª Delegacia de Polícia Civil no dia 8 de maio daquele ano, acompanhado de advogado. Para  delegada Jennifer Estevam, Rosalvo declarou que não conhecia a vítima e que estava jogando sinuca quando Roseney tentou tomar o taco de sua mão.

Ele então afirmou que pediu para a vítima esperar sua vez e então começou a ser xingado pelo homem. Depois  de um tempo, ele saiu da mesa de sinuca e foi chamado por Roseney para conversar. Houve o desentendimento e a vítima jogou uma garrafa de bebida nele. Para deter as agressões, Rosalvo o golpeou com um canivete.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias