Secretaria investiga falta e abandono em plantão, mas ainda avalia punições
Situação mais delicada é da profissional que abandonou o posto de trabalho; Sesau não divulgou identidade dos servidores
Os médicos que faltaram ao plantão na noite de sábado (4) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino serão investigados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). Segundo o responsável pela pasta, Marcelo Vilela, dois profissionais apresentaram atestado.
Além disso, a situação mais delicada é de outra médica. Ela abandonou o posto de trabalho quando notou o problema na escala e a lotação na unidade.
"Temos provas de que ela foi à UPA e, quando viu que o plantão estava desfalcado, viu que a situação estava complicada, abandonou o plantão. O caso dela é abandono de plantão", disse Vilela nesta segunda-feira (6).
O secretário não quis divulgar a identidade dos médicos. Disse que ainda é cedo para dizer quais medidas serão tomadas, ressaltando que estão avaliando a situação.
Com apenas dois profissionais cumprindo a escala, o secretário, que é urologista, precisou fazer parte da equipe. "Vamos apurar inclusive se quem estava de atestado informou o setor de urgência e emergência com antecedência", declarou.
O prefeito, Marquinhos Trad (PSD), disse que verificou a situação na UPA durante uma visita e solicitou a presença do secretário de Saúde. O chefe do Executivo Municipal também não detalhou as punições que serão tomadas. "As questões administrativas serão tomadas", limitou-se a dizer.
Caso - Três médicos que estavam na escala do UPA do bairro Coronel Antonino para a noite sábado (4) e madrugada de domingo (5) não compareceram ao local e o secretário de saúde, Marcelo Vilela, teve que cobrir o plantão da 22h às 3h.
Conforme informações apuradas pelo Campo Grande News, a unidade tinha uma escala de cinco médicos para atender adultos, sendo três deles remanejados da UPA Vila Almeida, que está interditada para reforma. "Só dois médicos compareceram e uma médica chegou depois, viu que o quadro estava insuficiente e abandonou o plantão", diz a nota da assessoria.