Sem reservar doses, prefeitura vai vacinar 3,6 mil idosos de uma só vez
A expectativa é de que em até 28 dias, mais uma remessa chegue e viabilize a outra rodada de vacinação entre quem tomou a primeira
A Prefeitura de Campo Grande vai gastar todas as 3,6 mil doses de Coronavac, destinadas à população idosa, em 1ª etapa, sem a reserva da segunda dose, que é necessária para a imunização contra a covid-19.
Até então, metade do total de vacinas era armazenada para a aplicação da segunda dose nos pacientes, como ocorreu com os profissionais de saúde, por exemplo.
No entanto, segundo a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) as 3,6 mil doses disponibilizadas, serão aplicadas em 3,6 mil idosos acima de 80 anos.
A expectativa é de que em até 28 dias, prazo máximo para aplicação da segunda dose, mais uma remessa chegue e viabilize a outra rodada de vacinação entre quem tomou a primeira.
Nesta 1ª etapa de vacinação, que começa na segunda-feira (1), nem metade do total de idosos acima de 80 anos será imunizada, levando em conta que a Capital tem cerca de 18 mil moradores nessa faixa etária.
Cronograma - Conforme cronograma da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), no dia 1º de fevereiro, serão vacinados os idosos de 99 anos ou mais. Já na terça, acontece a imunização daqueles com 98 anos, e assim por diante, até o dia 27 de fevereiro.
O horário de vacinação vai das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira em 18 unidades de saúde de Campo Grande, por demanda espontânea - ou seja, não é necessário agendamento. Contudo, a Sesau recomenda que seja feito um cadastramento em site específico para agilizar a identificação de quem for ser imunizado no próximo mês.
O endereço do site é o http://vacina.campogrande.ms.gov.br.
Imunização - Até essa quinta-feira (28), 8.580 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, sendo 7.999 profissionais da área da saúde, resultando em 24% do total de pessoas que atuam nessa área a serem vacinados. Também foram imunizados 549 idosos e mais 32 pessoas com deficiência que estão institucionalizadas, concluindo a primeira vacinação desse público.
As unidades que irão vacinar os idosos são:
Região do Prosa
USF Mata do Jacinto
USF Estrela Dalva
Região do Imbirussu
USF Albino Coimbra
USF Silvia Regina
Região do Anhanduizinho
USF Botafogo
UBS Dona Neta
Clinica da Família Iracy Coelho
USF Parque do Sol
Região Lagoa
USF Batistão
Clínica da Família Portal Caiobá
USF Coophavilla
Região Segredo
UBS Coronel Antonino
USF São Francisco
USF Vila Nasser
Região Bandeira
UBS Carlota
USF Tiradentes
USF Universitário
Centro
UBS 26 de Agosto (somente a partir de terça-feira, dia 02 de fevereiro)