ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  06    CAMPO GRANDE 26º

Sabor

Nutricionista ensina como aproveitar frutas sem deixar perder nada

Sejam verdes ou maduras, frutas podem virar sopas, saladas e até refolgado

Por Clayton Neves e Natália Olliver | 06/07/2025 08:13
Nutricionista ensina como aproveitar frutas sem deixar perder nada
Frutas podem virar pratos gostosos e criativos. (Foto: Freepik)

Quando a gente pensa em frutas, normalmente imagina só a parte bonita e colorida que vai para o prato. Mas, segundo a nutricionista Neuza Durães, é possível usar praticamente tudo e transformar o que seria descartado em pratos criativos, cheios de sabor e nutrientes.

"Tem tanta coisa que dá para se fazer", afirma Neuza. "Você começa a aproveitar essas frutas, esses vegetais desde que eles estão verdes, ainda sem estar maduros, tanto a banana, quanto a melancia, quanto o mamão e a manga, por exemplo."

Ela explica que, em várias culturas, como na Ásia e em algumas regiões do Brasil, o consumo de frutas verdes faz parte do dia a dia. "Na Indonésia, no Vietnã, na Tailândia, consomem a banana e a manga e o mamão ainda verdes. Principalmente o mamão e a manga", conta. Aqui no Brasil, isso é comum em regiões do interior, no Norte e em parte do Nordeste.

Mesmo quando maduras, as possibilidades continuam infinitas. "A casca da manga dá para fazer suco, fermentação, compota, conserva. Assim também como a casca da melancia, dá para fazer doce e conserva também", detalha.

A casca da banana, por exemplo, vira farofa, bife vegetariano, fermento para pães e bolos, além de compor a biomassa, uma pasta rica em fibras. "Dá para fazer fermentação, fermento para fazer pães e bolos da casca da banana", explica.

O abacaxi também ganha nova vida. "A casca do abacaxi dá para você fazer uma bebida chamada tepache, que é uma bebida muito antiga, um refrigerante fermentado. Também dá para fazer chá e xarope com a casca do abacaxi", exemplifica. Assim como o mamão, que se transforma em doce com casca e tudo.

Neuza lembra que existem ainda muitas opções salgadas. "É possível fazer refogados com carne moída. Um exemplo é a melancia, que dá uma boa combinação. A manga verde, dá para fazer conserva, compota, fermentação, salada e até sopa", pontua.

Por falar em sopa, a nutricionista aponta que quando ainda estão verdes, o mamão, a banana, a manga e o abacaxi são boas opções de para fazer aquele caldo em dias frios.

De acordo com Neuza, a criatividade é a chave para não desperdiçar nada. "É uma infinita possibilidade e cada fruta tem uma tem uma técnica para preparar. É preciso avaliar. Quando ela está verde, o que eu consigo fazer? Quando está no primeiro ponto de maturação, o que eu consigo fazer? Quando já está madura, o que mais além de suco eu posso fazer?", detalha.

E as folhas e os caules? "O caule do mamoeiro, eu posso utilizar. O palmito do caule da banana, o coração da bananeira, eu posso usar a folha da bananeira para assar biscoito”, explica.

Até os brotos podem ser aproveitados. "Eu posso usar os brotos da melancia como refogado. A manga, as folhas jovens da manga, aquelas folhas recém-formadas, dá para fazer salada, suco", finaliza.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias