Um mês após fuga em massa, infratores quebram cadeados em motim na Unei
Grupo teria se irritado depois de visitante ser proibido de entrar na unidade
Cerca de 30 internos da Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, em Campo Grande, deram início a motim na unidade no fim da tarde deste domingo (26). Informações preliminares dão conta de que os menores infratores tiveram acesso aos corredores depois de quebrar cadeados que prendiam as grades dos alojamentos.
Equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para ir até o local e tentar controlar o tumulto iniciado pelos menores de idade.
A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) informou que a confusão começou depois de uma das visitas ser proibida de entrar no local por não preencher os requisitos exigidos para acesso. Por causa disso, informou que os internos se manifestaram contrários. “A Polícia Militar esteve no local e tudo já foi controlado”, informou a assessoria de comunicação.
Fuga - No dia 16 de dezembro, adolescentes que cumpriam medida socioeducativa na Unei Dom Bosco serraram cadeados dos alojamentos e simularam espancamento de um dos internos. Quando agentes penitenciários entraram no local para prestar socorro , foram surpreendidos por 21 internos. Dos 95 que estavam na unidade, 26 conseguiram fugir. Destes, 12 são maiores de idade e os outros têm idade entre 15 e 17 anos.
No último dia 9, a unidade passou por pente-fino, que apreendeu armas artesanais e celulares. Nos aparelhos foram foram descobertas mensagens trocadas pelo Whatsapp que mostram como os garotos se comunicam com traficantes e assim têm acesso a drogas dentro da Unei.