ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Vacinação contra raiva chega aos bairros Caiçara, Taveirópolis, Amambaí e Leblon

Mais de 48 mil cães e gatos já foram imunizados; equipes percorrem as casas para ampliar proteção

Por Viviane Oliveira | 21/10/2025 11:18
Vacinação contra raiva chega aos bairros Caiçara, Taveirópolis, Amambaí e Leblon
Equipe do CCZ vacinando cachorro em Campo Grande (Foto: divulgação)

Nesta semana, os bairros Caiçara, Taveirópolis, Amambaí e Leblon em Campo Grande recebem a campanha de vacinação contra a raiva, com equipes aplicando gratuitamente doses em cães e gatos nas residências. Desde o início da ação, no dia 4 de agosto, mais de 48 mil animais já foram vacinados, sendo 34,3 mil cães e 14,3 mil gatos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A campanha de vacinação contra raiva em Campo Grande atinge os bairros Caiçara, Taveirópolis, Amambaí e Leblon, com equipes aplicando doses gratuitas em cães e gatos nas residências. Desde 4 de agosto, mais de 48 mil animais foram imunizados, sendo 34,3 mil cães e 14,3 mil gatos.A ação ganha importância após a confirmação de dez casos de morcegos infectados com o vírus da raiva na área urbana em 2023. A vacinação também está disponível na Gerência de Controle de Zoonoses, com atendimento diário, incluindo finais de semana e feriados.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a estratégia de vacinação domiciliar busca ampliar o alcance da campanha e facilitar o acesso dos tutores, especialmente diante do alerta causado pelo registro de morcegos infectados com o vírus da raiva na área urbana. Somente neste ano, já foram confirmados dez casos na cidade.

A chefe do Serviço de Controle da Raiva e Outras Zoonoses, Maria Aparecida Cunha, destaca que manter os animais vacinados é essencial para impedir a propagação do vírus. “O morcego é hoje um dos principais transmissores da raiva. Quando um cachorro ou gato imunizado entra em contato com um morcego contaminado, ele bloqueia o avanço do vírus e protege também os seres humanos. Vacinar é fundamental para quebrar o ciclo da doença e garantir segurança para toda a comunidade”, explica.

Ela reforça que a vacina é segura, gratuita e indispensável. “A raiva é uma enfermidade grave, sem cura. Por isso, pedimos que os tutores deixem seus animais disponíveis no momento da visita dos agentes, isso facilita o trabalho das equipes e ajuda a manter a cidade protegida”, orienta Maria Aparecida.

Os moradores que não estiverem em casa no momento da passagem das equipes podem levar seus pets diretamente à Gerência de Controle de Zoonoses, na Avenida Senador Filinto Müller, nº 1.601, Vila Ipiranga, onde a vacina é aplicada diariamente, inclusive em finais de semana e feriados. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.