ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 25º

Empregos

Com 19 mil candidatos ausentes, 'Enem dos Concursos' teve 57% de abstenção

Provas foram aplicadas na manhã e tarde deste domingo (18), em quatro regiões de Mato Grosso do Sul

Por Gustavo Bonotto | 20/08/2024 20:37
Inscritos deixam o prédio de universidade da Rua Ceará, onde o certame foi aplicado. (Foto: Marcos Maluf)
Inscritos deixam o prédio de universidade da Rua Ceará, onde o certame foi aplicado. (Foto: Marcos Maluf)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou o número de faltas relacionadas ao Concurso Nacional Unificado, o "Enem dos Concursos", em Mato Grosso do Sul. Ao todo, 19.558 dos 33.909 candidatos inscritos não compareceram aos locais de aplicação de provas no último domingo (18).

Conforme a Fundação Cesgranrio, agência responsável pelo certame, o concurso registrou índice de abstenção de 57,68% - o maior número na região Centro-Oeste. Mato Grosso aparece em segundo lugar, com 54,12%; Goiás com 53,75%; e o Distrito Federal, por fim, com 43,39% faltosos.

Já no âmbito nacional, a abstenção ficou em 54,12% com 970.037 pessoas tendo realizado a prova. Entre os candidatos que se inscreveram nas cotas de pessoas com deficiência, a abstenção foi menor: 39,28%.

Por fim, o Ceará foi o que teve maior número de candidatos inscritos que não compareceram às provas, com 59,65% de inscritos faltosos.

Resultado preliminar - Mais cedo, a banca divulgou os gabaritos da seleção no portal do participante. O prazo para recorrer, em caso de resoluções injustas ou incorretas, segue aberto entre 20 e 21 de agosto.

Pelo cronograma oficial, o cartão-resposta estará disponível em 10 de setembro e as notas finais das provas objetivas serão divulgadas no dia 8 de outubro, após avaliação dos recursos. Ainda no dia 8 será divulgado a nota preliminar da prova discursiva e a convocação para o envio de títulos. Os pedidos de revisão das questões abertas poderão ser solicitados entre os dias 8 e 9 de outubro. A divulgação da nota final está prevista para 21 de novembro.

Como parte do sistema antifraude, o exame teve 36 versões diferentes, distribuídas entre os 8 blocos. Todos tiveram temas da redação diferentes, sendo o bloco 1, política urbana e instrumentos do estatuto das cidades; bloco 2, SQL e dados; bloco 3, mudanças climáticas e agricultura; bloco 4, mulher grávida e trabalho periculoso.

No bloco 5 o tema foi sobre direitos indígenas; no bloco 6, déficit e responsabilidade fiscal; já no bloco 7 o assunto abordado foi sobre agentes carcerários e políticas públicas. Para finalizar , o último bloco teve o avanço científico e tecnológico para diminuir as desigualdades econômicas como tema.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias