ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Empregos

"Enem dos Concursos" pode ter 2ª edição em 2025

Ministério vai avaliar a necessidade de um certame até o fim do ano

Por Gustavo Bonotto | 15/08/2024 23:54
Estudante confere questões em caderno de vestibular. (Foto: Arquivo/MEC)
Estudante confere questões em caderno de vestibular. (Foto: Arquivo/MEC)

O CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) pode ganhar uma segunda edição em 2025, de acordo com a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Em entrevista à imprensa nacional, na tarde desta quinta-feira (15), a titular da pasta responsável pelo certame disse que o governo deve fazer um balanço antes de anunciar a decisão final.

Conhecido como "Enem dos Concursos", por ter formato similar ao exame utilizado como porta de entrada nas instituições de ensino, a seleção nacional tem provas marcadas para este domingo (18). A aplicação chegou a ser adiada devido aos desastres ambientais que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio.

"Vamos fazer um balanço e no segundo semestre tomar essa decisão para até o início do ano que vem, se tiver um novo, a gente anunciar e publicar o edital", disse a ministra.

De acordo com Esther, o planejamento é que a prova ocorra antes das eleições de 2026. Outra novidade, segundo a ministra, é que há expectativa para que mais 7 mil vagas sejam liberadas e, com isso, chamar os concurseiros do cadastro reserva do concurso.

Ontem, o Ministério descartou adiar novamente a data de provas diante do alerta de greve entre servidores públicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

De acordo com a nota enviada à imprensa nacional, a aplicação do exame é de controle unicamente da pasta e da Fundação Cesgranrio, banca privada contratada no início do certame. No entanto, a administração está no aguardo da área técnica "para avaliar os possíveis impactos em caso de greve deflagrada pelos trabalhadores".

Mais cedo, assembleia convocada entre sindicato e servidores foi adiada após envio de proposta por parte do governo federal. Conforme nota enviada à reportagem, a diretoria do Sindesp (Sindicato dos Servidores Públicos Federais) segue negociando a reestruturação do plano de carreira da categoria.

Os servidores de ambos os órgãos pedem ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos a reestruturação de carreira e o reajuste salarial para que seja equiparado, ao menos, com o que é recebido por funcionários da educação superior federal.

Caneta e papel - Neste domingo, 33 mil sul-mato-grossenses devem participar do "Enem dos Concursos". A Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, lidera como o principal local de aplicação, com 5.864 candidatos.

O Bloco 8, para candidatos de nível intermediário, continua com o maior número de inscritos e a maior concorrência. Como não exigem diploma universitário, são cerca de mil candidatos por vaga com salários de até R$ 5,3 mil. Ao todo, são 504 vagas, 152 apenas para nível intermediário.

Os cargos são espalhados por todo Brasil, mas 9 postos têm contratação em Mato Grosso do Sul. Aqui, a oferta maior é para indigenista, ou funções relacionadas ao indigenismo, na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com 323.250 inscrições no Brasil.

Além da Capital, a prova também será aplicada em Corumbá, Dourados e Três Lagoas. De acordo com a pasta, serão 53 locais de aplicação e 1.079 salas em todo o Estado.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias