ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Armas apreendidas em operação internacional vão equipar forças policiais

Operação Dakovo desmantelou esquema de fornecimento de armas do Paraguai a facções brasileiras

Por Helio de Freitas, de Dourados | 27/12/2023 11:14
Fuzis apreendidos durante a Operação Dakovo, da Senad paraguaia e PF brasileira (Foto: Arquivo)
Fuzis apreendidos durante a Operação Dakovo, da Senad paraguaia e PF brasileira (Foto: Arquivo)

Armas automáticas apreendidas no âmbito da Operação Dakovo vão equipar forças policiais do Paraguai. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) pelo ministro do Interior do país vizinho, Enrique Riera. Segundo ele, pelo menos duas mil armas avaliadas em 5 milhões de dólares serão entregues sexta-feira (29) ao Ministério Público, para serem repassadas às polícias.

A operação foi desencadeada no dia 5 deste mês pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai e Polícia Federal brasileira para cumprir mandados de busca e de prisão no Paraguai, Brasil e até nos Estados Unidos.

Comandada pelo empresário argentino Diego Dirisio e pela mulher dele, a ex-modelo Julieta Nardi, a organização importava legalmente armas de países do leste europeu através da empresa paraguaia IAS ((Internacional Auto Suply).

Com apoio de militares paraguaios, a quadrilha desviava as armas para facções criminosas brasileiras, principalmente Comando Vermelho e PCC (Primeiro Comando da Capital). Segundo as investigações, pelo menos 43 mil armas, principalmente fuzis e pistolas, foram enviadas nos últimos anos pela IAS a criminosos brasileiros.

“Com as armas que pretendiam nos causar danos, vamos enfrentá-los. Vamos economizar o dinheiro do povo e tornar nossa polícia mais bem armada”, afirmou o ministro.

Comando Vermelho e PCC têm forte atuação na linha internacional entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul, onde controlam as lavouras de maconha e remessas de drogas e armas ao Brasil.

Treze cidadãos paraguaios presos durante a operação estão com pedido de extradição para serem processados e julgados no Brasil. O pedido foi feito pela 2ª vara Federal da Bahia, onde as investigações começaram. Na lista está o coronel do Exército paraguaio Bienvenido Santiago Fretes Gonzales, 52. Cidade de 28 mil habitantes, Dakovo fica na Croácia e é sede de uma das fábricas das armas importadas pela IAS.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias