ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 14º

Interior

"Baixaria" entre vereadora e médico termina com os dois na delegacia

Acusações, xingamentos e ofensas foram trocados na unidade básica de Indápolis

Por Gustavo Bonotto e Helio de Freitas, de Dourados | 03/07/2025 21:45
"Baixaria" entre vereadora e médico termina com os dois na delegacia
A vereadora Isa Jane Marcondes, ao lado de guardas, em frente a Depac. (Foto: Direto das Ruas)

Discussão entre a vereadora Isa Jane Marcondes (Republicanos) e um médico terminou na delegacia durante o fim da tarde e início da noite desta quinta-feira (3), em Dourados, cidade a 251 quilômetros de Campo Grande. A confusão ocorreu durante mais uma das "fiscalizações" promovida pela parlamentar, no distrito de Indápolis.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Vereadora e médico discutem e registram ocorrência em Dourados após "fiscalização". A discussão ocorreu no distrito de Indápolis, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais da vereadora Isa Jane Marcondes (Republicanos). O médico, que havia sido citado em vídeos anteriores da vereadora, a confrontou, pedindo retratação por acusações de que ele receberia sem trabalhar. A vereadora se recusou a se retratar, alegando estar cumprindo seu dever de fiscalização. A discussão evoluiu para ofensas mútuas e ambos registraram ocorrência na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) de Dourados. O Conselho Regional de Medicina e o sindicato da categoria acompanham o caso e avaliam medidas jurídicas. A vereadora já é investigada pelo Ministério Público por supostas irregularidades em fiscalizações anteriores.

De acordo com vídeo publicado na página oficial de Isa Jane, a vereadora foi a unidade básica de saúde para "colocar a casa em ordem". Diante da aparição, o profissional de saúde que havia sido citado por ela em fiscalizações anteriores se apresentou, e explicou que não estava na unidade nas visitas passadas porque realizava visitas domiciliares e participava de curso convocado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda conforme relatos, o médico pediu retratação pelas declarações de Isa Jane em vídeos anteriores, nas quais ela afirmou que ele supostamente estaria recebendo sem trabalhar. Na filmagem, a vereadora recusou, afirmando que "cumpria seu dever de fiscalização". Houve discussão, com troca de acusações, xingamentos e ofensas. Ambos decidiram registrar ocorrência.

Conforme apurado pela reportagem, a Guarda Municipal foi acionada e encaminhou os dois para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados. Ao fim do registro policial, a parlamentar foi autuada por desacato. Logo após deixar a delegacia, o médico que também é ex-policial fez postagens em rede social tomando chopp e provocando a vereadora. "Revi meus amigos", escreveu.

O CRM (Conselho Regional de Medicina) e o sindicato responsável pela profissão acompanham o caso e avaliam providências jurídicas após o episódio desta quinta.

Abaixo, a íntegra do vídeo publicado pela parlamentar. O Campo Grande News alerta que a mídia contém linguagem imprópria.

Entenda o caso - Isa Marcondes, popularmente conhecida como "Cavala", já é investigada pelo MP (Ministério Público Estadual) por supostas irregularidades durante as famosas "fiscalizações legislativas" em unidades de saúde. As denúncias apontam que a vereadora teria ingressado em áreas restritas, como consultórios e setores de urgência, sem a devida paramentação, além de ter se referido a profissionais de saúde de forma ofensiva.

Em nota enviada ao MP em maio, Isa Jane afirmou estar apenas exercendo o "dever constitucional de fiscalização", negou ofensas a profissionais e disse seguir orientações das chefias das unidades sobre onde poderia entrar.

Na época, o Sindicato dos Médicos classificou a conduta da parlamentar como abusiva e apresentou representação ao Conselho de Ética da Câmara Municipal e ao Ministério Público.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias