Chamada do 193 do interior passa a ser atendida na Capital e podem demorar mais
Centralização faz parte de processo de modernização e pode causar variação temporária
As chamadas de emergência feitas para o número 193 em Aquidauana e Anastácio passaram a ser direcionadas para a Central de Atendimento do Corpo de Bombeiros Militar em Campo Grande. A mudança ocorre desde o início de janeiro e integra um processo permanente de transição adotado pela corporação no Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul centralizou o atendimento das chamadas do número 193 em Campo Grande. A mudança, implementada desde janeiro, afeta municípios do interior como Aquidauana e Anastácio, e faz parte de um processo de modernização do serviço. A iniciativa visa padronizar procedimentos e melhorar a capacidade de resposta às emergências. Embora o atendimento telefônico seja realizado na Capital, as ocorrências continuam sendo atendidas pelas guarnições locais. O sistema já está em funcionamento em outras cidades, como Dourados, com resultados positivos.
De acordo com o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), a centralização tem como objetivo aperfeiçoar o fluxo de atendimento, padronizar procedimentos e ampliar a capacidade de resposta às ocorrências em todo o Estado. Durante o período de adequação, a corporação informou que pode haver variação no tempo de atendimento das ligações.
- Leia Também
- Centro de triagem tem rachaduras, infiltrações e 191 presos onde caberiam 86
- Chuva atinge Corumbá, mas alerta de temporais vale para 71 municípios de MS
Em nota, o Corpo de Bombeiros esclareceu que o direcionamento das chamadas faz parte de um processo de modernização e otimização do atendimento de emergências, baseado em critérios técnicos e operacionais. A decisão, segundo a corporação, foi fundamentada em estudos internos que consideram a melhoria da gestão das chamadas, o uso de tecnologia integrada e a padronização dos protocolos.
Ainda conforme os Bombeiros, a centralização permite maior controle e monitoramento em tempo real, além de melhor distribuição das ocorrências, sem prejuízo ao tempo de resposta das equipes operacionais que atuam diretamente nos municípios de Aquidauana e Anastácio. O atendimento das ocorrências continua sendo realizado pelas guarnições locais.
A corporação também destacou que o procedimento já está em andamento em outras unidades do interior do Estado, como Dourados, e que os resultados têm sido considerados positivos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


