Chuvas constantes alagam ginásio e campeonato de futsal é cancelado
As chuvas em Maracaju, distante 160 km de Campo Grande, alagaram casas e inundaram o Ginásio de Esportes Louquinho na manhã de ontem (1). Foi necessário utilizar motobomba para a retirada da água e o campeonato de futsal previsto para começar amanhã (3), foi cancelado.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Roberto Carlos de Campos, informações extraoficiais apontam que durante o mês de fevereiro, choveu mais de 200% acima da média.
"Estamos com problemas nos dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), mas controlamos pela medição de pluviômetros, as chuvas passaram da média histórica do mês que é de 179 milímetros e marcando mais de 400 milímetros", alega.
Devido a isso, conforme o coordenador, o lençol freático não está mais absorvendo a água e as inundações começam. "O ginásio não inundava desde 1992 e casas estão tendo problemas com infiltrações. De ontem para hoje, já atendemos oito famílias com este tipo de problema, além de inundações nas casas", comenta.
Há problemas nas estradas vicinais e obras paradas por conta das chuvas constantes. "Nos últimos 15 dias os problemas começaram a aparecer com reclamações de moradores da zona urbana", avalia.
Segundo o secretário de Esportes, Ednelson Barbosa, a situação do ginásio é ainda pior por o piso que havia sido reformado recentemente, está totalmente danificado e só poderá ser utilizado se for totalmente refeito, pois coloca em risco a integridade dos atletas, as competições e treinos podem ser mudado para outras quadras ou ginásio das escolas, mas mesmo assim a chuva não está permitindo.