Com fila por vaga em escolas, prefeitura adia início do ano letivo
Educação explicou que medida foi por causa da covid-19 e garantiu que todos os matriculados terão vaga
A prefeitura adiou por dez dias o início das aulas na Rede Municipal de Ensino de Dourados, a 233 km de Campo Grande. A abertura do ano letivo estava programada para segunda-feira (14), mas agora será no dia 24 deste mês. Ontem, a Capital já tinha adiado as aulas para o dia 3 de março.
A decisão da Secretaria de Educação foi tomada no dia em que centenas de pais de alunos madrugaram na fila para conseguir vaga nas escolas e centros de educação infantil. Entretanto, a prefeitura afirma que o adiamento ocorreu devido ao momento da pandemia de covid-19.
Segundo o município, a medida é preventiva e visa garantir a segurança de alunos e profissionais em razão do aumento de casos da doença. “Estive em reunião com o prefeito [Alan Guedes] na manhã de hoje e decidimos adiar o calendário escolar”, afirmou a secretária de Educação Ana Paula Benitez Fernandes.
Conforme a prefeitura, amanhã (11) haverá o “Dia D” de vacinação infantil contra a covid-19 em Dourados, para ampliar o acesso de crianças de 5 a 11 anos à vacina. A vacinação será em todas as unidades de saúde do município das 8h às 16h, sem precisar de agendamento.
Fila – Sobre a fila que se formou hoje de manhã na Secretaria de Educação, a prefeitura informou que eram pais à procura da designação manual de crianças cadastradas no sistema.
A designação manual é destinada aos pais que não conseguiram destinar seus filhos de forma automática às escolas ou perderam o prazo para confirmar a matrícula. “Este processo é apenas para aqueles pais que ainda não conseguiram vaga e não é preciso formar filas, pois todos serão atendidos”, garantiu Ana Fernandes.
Conforme a prefeitura, Dourados tem sete mil vagas na educação infantil (em 38 Centros de Educação Infantil Municipal), 19 mil do 1º ao 5º ano e 6 mil do 6º ao 9º em 46 escolas municipais. O município ainda conta com 3 mil vagas em nove escolas conveniadas. A expectativa é atender 33 mil alunos em 2022.