Com mais uma etapa do Circuito Estadual, judô definiu equipe para o Brasileiro
Campo Grande foi a campeã geral entre os 25 clubes de 10 cidades na disputa
Foi uma maratona de lutas no sábado. Adrenalina à flor da pele, lágrimas, comemorações, a família incentivando, os treinadores buscando a melhor tática e os atletas orgulhosos com a medalha no peito. O 9º Circuito Estadual de Judô, realizado em Corumbá, reuniu 450 atletas, 25 associações de dez cidades e definiu a equipe de 72 judocas que vai representar o Estado no Brasileiro Sub-13 e Sub-15, em João Pessoa, em outubro.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Corumbá sediou o 9º Circuito Estadual de Judô, reunindo 450 atletas de dez cidades do Mato Grosso do Sul. O evento, que definiu a equipe estadual para o Brasileiro Sub-13 e Sub-15, marcou o retorno da cidade ao cenário esportivo após 20 anos. A competição, realizada no ginásio do Corumbaense, contou com a participação de 25 associações e mais de mil visitantes, entre atletas, familiares e dirigentes. A Associação Desportiva Moura, de Campo Grande, conquistou o primeiro lugar na classificação geral, seguida pela equipe da casa, Corumbaense/Funlec. A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS) busca agora patrocínio para levar os 72 judocas classificados para o Brasileiro, em João Pessoa, no mês de outubro. A FJMS, que promoveu 35 competições no primeiro semestre, ressalta a importância do apoio para garantir a participação dos atletas em eventos nacionais.
Depois de 20 anos sem sediar uma competição de judô, a cidade recebeu mais de mil visitantes no fim de semana, entre atletas e suas famílias, dirigentes, treinadores, árbitros e o pessoal da retaguarda, que dá o suporte tecnológico e a infraestrutura. A competição começou às 8 horas e encerrou-se às 18h20 de ontem. Campo Grande conquistou o primeiro lugar na classificação geral com a equipe da Associação Desportiva Moura. Corumbá ficou com o segundo lugar.
A maratona, na realidade, começou bem antes de os judocas pisarem no tatame. A distância entre Corumbá e Campo Grande, de 420 km, é uma das razões pelas quais a cidade pantaneira ficou fora do circuito de competições de judô — além da falta de apoio dos gestores municipais — por mais de duas décadas. A delegação de Três Lagoas, por exemplo, viajou mais de 730 km pela BR-262, cruzando o Estado de leste a oeste.
Fora do circuito - “Estamos num dos extremos do Estado e as dificuldades de locomoção são muito grandes. O judô não é um esporte barato, hoje exige um suporte tecnológico muito grande e o patrocínio nem sempre cobre as despesas das delegações”, observa Michele Ferri, diretora-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funlec). Ex-judoca, ela reconhece que o município excluiu um esporte do qual é celeiro. “Mas hoje temos total apoio da prefeitura”, diz.
Para conseguir levar uma etapa do Circuito Estadual para Corumbá, a Federação de Judô (FJMS) contou com a parceria do Estado, por meio da Fundesporte e Sanesul, do deputado Paulo Duarte, do setor privado e dos pais dos atletas, além do comprometimento de quem se dispõe a trabalhar de graça. “A federação não tem empregados, todos que atuam para garantir os eventos, como os árbitros, são voluntários”, conta o presidente José Ovidio Duarte da Silva.
Brasileiro - Agora, a FJMS aguarda os possíveis patrocinadores, dentre os quais o Governo do Estado, para levar uma delegação de 80 pessoas a João Pessoa, em outubro, para o Brasileiro Sub-13 e Sub-15. No circuito de Corumbá, foi realizada a final entre os atletas ranqueados para definir os 72 que vão em busca de medalhas. “Apressamo-nos a definir antecipadamente a relação dos judocas justamente para correr atrás do apoio”, disse o presidente.
A Fundesporte confirmou o custeio das passagens aéreas para 18 atletas que vão participar do Brasileiro Junior, nos dias 6 e 7 de setembro, em Caxias do Sul (RS). Apesar das dificuldades financeiras, a FJMS promoveu 35 competições somente no primeiro semestre este ano, com a distribuição de 3,6 mil medalhas em premiação. “Tem sido o ano de mais atividades e melhores resultados o tempo todo”, observa José Ovidio.
Resultado – O calor intenso no ginásio de esportes do Corumbaense não tirou o ânimo e o grau de competitividade dos atletas que participaram do 9º Circuito Estadual de Judô, representando a cidade anfitriã e ainda Campo Grande, Aquidauana, Bodoquena, Itaporã, Maracaju, Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas e Jardim. Também foi realizado o festival infantil, com a participação dos judoquinhas a partir de 4 anos de idade.
As equipes foram premiadas com troféus até a 6ª colocação. A classificação geral do circuito ficou assim: campeã, Associação Desportiva Moura (Campo Grande), com 19 medalhas de ouro, 10 de prata e 9 de prata; vice-campeã, Corumbaense/Funlec (Corumbá), com 11 medalhas de ouro, 18 de prata e 10 de bronze; 3º, Nova Geração (Campo Grande); 4º, Judô Futuro (Campo Grande); 5º Associação Yada de Judô (Itaporã); 6º Onça Pintada de Judô (Bodoquena).