ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Empresa de engenharia diz que segue legislação após protesto de funcionários

Manifestação de colaboradores da Enesa, em Ribas do Rio Pardo, contou com cerca de mil funcionários

Gustavo Bonotto | 12/06/2023 20:50

Após protesto de trabalhadores na manhã desta segunda-feira (12), em Ribas do Rio Pardo, a empresa Enesa Engenharia emitiu nota de esclarecimento onde pontua seguir a legislação vigente e atender ao ACT (Acordo Coletivo Trabalhista). A movimentação, que aconteceu a 98 quilômetros de Campo Grande, contou com cerca de mil funcionários.

No comunicado enviado a imprensa, a terceirizada responsável pela construção da fábrica de papel e celulose afirma que também concedeu aos colaboradores o pagamento de 100% da hora extra trabalhada no feriado de Corpus Christi.

"A data referida não se trata de feriado nacional, e sim ponto facultativo por parte da cidade, mas que após diálogo, se pôs favorável a solicitação", diz o comunicado.

Conforme noticiado pelo Campo Grande News, os trabalhadores protestaram na BR-262 para reivindicar melhores condições de trabalho, alimentação e equiparação de salários com funcionários de outras empresas que prestam serviço semelhante.

Segundo Ercules Lima Santos, um dos participantes do protesto, a marcha começou no alojamento por volta das 4h30 e se concentrou no momento em frente à sede da empresa de engenharia. A estimativa dos organizadores era de 3 mil pessoas.

Um vídeo encaminhado a reportagem pelo canal Direto das Ruas mostrou o trânsito lento na rodovia. Na imagem, é possível ver o deslocamento de duas viaturas da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Confira a publicação na íntegra:

Em relação a notícia referente a movimentações ocorridas hoje pela manhã, informamos que estamos em conversa com os trabalhadores e representantes sindicais, mesmo que a questão não seja legal, já que estamos atendendo 100% da ACT acordada.

A movimentação contou com cerca de 1000 funcionários não tendo a adesão total do nosso efetivo.

Em relação a manifestação do feriado de Corpus Christi, a empresa se reuniu com os colaboradores para esclarecimento do tema, explicando que a referida data não é feriado nacional e no município de Ribas do Rio Pardo-MS é considerado ponto facultativo.

Após diálogo com os colaboradores, a Enesa se pôs favorável a solicitação e o dia 08 de junho de 2023 foi concedido por liberalidade como um bônus, com pagamento 100% do dia para o colaborador que se dispusesse ir trabalhar.

Somos uma empresa consolidada no mercado a mais de 45 anos, sempre mantendo a preocupação com as questões relacionadas a sociedade, meio ambiente, saúde e segurança, atendendo diretrizes éticas e transparentes que visam agregar maiores oportunidades no mercado, considerando todas as interfaces ligadas direta ou indiretamente em nossas atividades.

Reiteramos que a Enesa segue e sempre seguirá a legislação e o acordo sindical vigente", Área de Compliance e SGI.

Nos siga no Google Notícias