ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Fronteira de Corumbá é fechada para eleições presidenciais na Bolívia

Passagem de veículos foi suspensa entre Brasil e Bolívia neste domingo; pedestres podem transitar normalmente

Por Jhefferson Gamarra | 17/08/2025 11:10
Fronteira de Corumbá é fechada para eleições presidenciais na Bolívia
Somente pedestres podem passar por fronteira com a Bolívia, em Corumbá. (Foto: Direto das Ruas/Arquivo)

A fronteira entre Corumbá e as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez foi fechada neste domingo (17) em razão das eleições gerais na Bolívia. O bloqueio que suspende o trânsito de veículos e limita a passagem apenas a pedestres segue até às 21h, com exceção de emergências previamente autorizadas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Fronteira Brasil-Bolívia fechada para eleições. A fronteira entre Corumbá (MS) e as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez foi fechada neste domingo (17) devido às eleições gerais na Bolívia. A passagem de veículos está suspensa, permitindo apenas o trânsito de pedestres até as 21h, exceto em emergências autorizadas. A medida, parte do protocolo de segurança boliviano, vigora até 20 de agosto. Mais de 100 agentes da Polícia Federal reforçam a segurança na região. Bolivianos residentes em Corumbá votaram no consulado local, apenas para presidente e vice. A proibição da circulação de veículos na Bolívia durante o dia eleitoral visou evitar aglomerações e incidentes.

A medida foi determinada por autoridades bolivianas como parte do protocolo de segurança para o pleito. A operação de vigilância está sob responsabilidade das Forças Armadas da Bolívia e será mantida até o dia 20 de agosto. Do lado brasileiro, a Polícia Federal manteve o atendimento normal e recebeu reforço de mais de 100 agentes para garantir a segurança no período.

Na Bolívia, cerca de 7,5 milhões de eleitores estavam aptos a escolher presidente, vice, 130 deputados e 36 senadores. A disputa presidencial deve ser acirrada entre os candidatos de direita, Samuel Doria Medina e Jorge Quiroga, em uma disputa que pode resultar no primeiro segundo turno desde 2009.

Conforme informações do Diário Corumbaense, em Corumbá, 289 eleitores bolivianos registrados puderam votar no Consulado do país, localizado na rua Sete de Setembro. No exterior, o voto é válido apenas para presidente e vice, sem participação na escolha de deputados e senadores. O processo ocorre por meio de cédulas impressas depositadas em urnas de papelão, com auditoria eleitoral acompanhando todas as etapas.

As eleições bolivianas começaram às 8h e seguiram até 16h, horário local. Além da suspensão da fronteira, veículos foram proibidos de circular em território boliviano ao longo do dia, como forma de evitar aglomerações e incidentes.