ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 34º

Interior

Irmãos envolvidos em briga que terminou em assassinato se entregam à polícia

Advogado afirma que existia rixa antiga entre autores e o homem morto a facadas

Por Helio de Freitas, de Dourados | 08/09/2025 12:08
Irmãos envolvidos em briga que terminou em assassinato se entregam à polícia
Irmãos envolvidos em assassinato chegam à delegacia com advogados (Foto: Leandro Holsbach)

Marcio Barbosa Samaniego e a irmã dele, Rosa Maria Samaniego Barbosa, se apresentaram na manhã desta segunda-feira (8) à Polícia Civil. Os dois estão envolvidos na briga que terminou com o assassinato de Idalino Rossate Medina, 40, ocorrido na noite de sábado (6) em Dourados, a 251 km de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Dois irmãos envolvidos na morte de Idalino Rossate Medina, em Dourados (MS), prestaram depoimento à polícia e foram liberados. Acompanhados de advogados, Marcio e Rosa Maria Samaniego Barbosa alegaram legítima defesa, afirmando que a vítima teria iniciado a briga e agredido Rosa. A defesa alega ainda uma rixa antiga entre as famílias, motivada pela suposta morte de um irmão dos acusados por Idalino anos atrás. A versão dos acusados diverge do boletim de ocorrência, que aponta o marido de Rosa, Junior Veras, como autor das facadas. Veras está hospitalizado sob custódia policial após ser baleado pelo irmão da vítima, Everton Medina Rossate, que está foragido. O crime ocorreu em um bar após uma discussão envolvendo os irmãos Samaniego e a vítima. Idalino tentou fugir, mas foi esfaqueado e morreu no hospital.

Acompanhados dos advogados Lucas Soncini Carvalho e Rodrigo Elder Lopes Bueno, os dois foram interrogados pelo delegado Lucas Albe Veppo, chefe do SIG (Setor de Investigações Gerais). Como não há mandado de prisão contra eles, Marcio e Rosa foram liberados após o depoimento.

O advogado Rodrigo Elder disse que os acusados vão alegar legítima defesa. “Houve uma injusta agressão por parte da vítima contra a acusada Rosa e isso provocou reação do Marcio, que iniciou uma briga e acabou desferindo os golpes de faca contra a vítima. Tem uma rixa antiga de família. A vítima, supostamente, matou um irmão deles há alguns anos e foi isso que gerou o início da briga”, disse o defensor.

A versão contraria as informações do boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil de que o autor das facadas teria sido Junior Veras, marido de Rosa. Ele está hospitalizado sob escolta policial. Horas após a briga, o irmão de Idalino, identificado como Everton Medina Rossate, foi até a casa de Junior e o feriu a tiros. Everton segue foragido. Todos são moradores na Reserva Indígena de Dourados.

O crime - Idalino foi esfaqueado em um bar fora da área indígena, no perímetro urbano de Dourados. Conforme a ocorrência policial, ele estava no estabelecimento quando se envolveu na discussão com Rosa Maria. A mulher estava com o marido e com o irmão, Marcio Samaniego.

Testemunhas contaram que todos estavam ingerindo bebida alcoólica quando a briga começou. Em certo momento, Idalino passou a ser agredido pelos três. Pessoas que estavam no bar tentaram conter o trio, mas não conseguiram. Vídeo mostra o momento da confusão (veja acima).

Idalino tentou fugir dos agressores, mas foi atingido por diversos golpes de faca na cabeça, no rosto e no abdômen. Levado ao Hospital da Vida, morreu na manhã de domingo em decorrência dos ferimentos.

Ao saber do crime, Everton Rossate foi até a casa de Junior, ainda na noite de sábado, e atirou contra ele. O rapaz foi socorrido com ferimento no peito e segue internado.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.