MS-156 terá novo recapeamento em trecho de 64 km
Licitação de R$ 88 milhões prevê dois lotes para agilizar serviços entre Amambai e Tacuru

Governo do Estado, por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), abriu duas licitações nesta terça-feira (19) para restaurar 64 quilômetros da rodovia MS-156, entre Amambai e Tacuru, no sul de Mato Grosso do Sul.
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Governo de MS investe R$ 88 milhões na restauração da MS-156. A rodovia, que liga Amambai a Tacuru, no sul do estado, receberá obras em dois lotes, totalizando 64 quilômetros de extensão. O financiamento é do BNDES, parte de um pacote de R$ 2,3 bilhões para recuperação de rodovias estaduais. As licitações foram abertas nesta terça-feira (19) e as propostas serão recebidas em 8 de setembro. A MS-156, inaugurada em 2012, apresentou problemas estruturais pouco tempo depois, demandando reparos constantes. Em 2013, a Agesul responsabilizou a empresa contratada pela manutenção. Outro trecho, entre Amambai e Caarapó, já foi reconstruído em 2017.
O investimento previsto é de R$ 88.036.163,81, com recursos financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
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O financiamento, de R$ 2,3 bilhões, foi obtido no ano passado e deve ser aplicado em 818 km de rodovias em Mato Grosso do Sul. Na MS-156, o custo médio da recuperação é de R$ 1,37 milhão por quilômetro.
Conforme o aviso de abertura de licitação, publicado no DOE (Diário Oficial do Estado), a obra será dividida em dois lotes, o que deve agilizar os trabalhos, já que diferentes empreiteiras poderão atuar ao mesmo tempo.
O primeiro processo, de R$ 42.113.785,96, prevê a restauração de 32 quilômetros entre Amambai e Coronel Sapucaia, a 396 km de Campo Grande. O segundo, orçado em R$ 45.922.377,85, vai recuperar 32,5 quilômetros entre Coronel Sapucaia e Tacuru, a 421 km da Capital.
Ainda segundo o texto, as propostas devem ser abertas no dia 8 de setembro, às 8h30 (de MS) no primeiro lote e às 9h30 no segundo. Os editais estão disponíveis nos portais oficiais da Agesul e do governo federal.
Histórico - A MS-156 foi inaugurada em 2012, mas apresentou problemas estruturais pouco mais de um ano depois, com buracos ao longo do trajeto. Trecho entre Amambai e Tacuru, cuja recuperação foi realizada pela empresa Compasa Engenharia, verdadeiras crateras já se formaram em determinados pontos da rodovia.
À época do desgaste, a contratante alegou prejuízo de R$ 11 milhões durante a elaboração do projeto. Em nota ao jornal O Progresso, a Agesul informou que equipes da empresa responsável pela execução da obra eram os responsáveis pela manutenção, e que previa apenas trabalhos de "tapa-buracos" para o segundo semestre de 2013.
Vale lembrar que, em 2017, outro trecho da rodovia, entre Amambai e Caarapó, já havia passado por reconstrução com obra orçada em R$ 55 milhões.
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