Na abertura da Expoagro, Riedel celebra recuperação do setor
Para o governador, chuva na abertura da evento é sinal de novo momento para o agronegócio

A chuva forte que marcou o primeiro dia da 59ª edição da Expoagro de Dourados, cidade a 251 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (9), foi vista como um sinal positivo para o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB). Durante a abertura da tradicional feira agropecuária, o tucano disse que esse pode ser o momento de virada do setor.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A 59ª edição da Expoagro de Dourados, realizada nesta sexta-feira (9), foi marcada por chuvas, que o governador Eduardo Riedel (PSDB) considerou um sinal positivo para o setor agropecuário. Ele destacou que a chuva pode indicar uma recuperação após anos de seca, especialmente para a safra de milho, que deve aumentar 20,6% em relação ao ciclo anterior. O evento, que se estende até o dia 18, contará com exposições, simpósios e competições, além de leilões que devem movimentar R$ 25 milhões. Os shows, com artistas como Andrew Bonfim e Henrique e Juliano, prometem atrair um público recorde, com ingressos esgotados para os camarotes.
"É muito positivo, principalmente porque estamos começando a Expoagro de Dourados com chuva e isso tem tudo a ver com o resultado da safra desse ano, principalmente da segunda safra de milho, que é uma mola propulsora dessa região. Com isso a gente pode encerrar um ciclo que vem se acumulando no caixa dos produtores nos últimos dois, três anos de seca e safra ruins. E que a gente possa ter retomada da normalidade", disse.
De acordo com a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), o Estado deve colher 10,2 milhões de toneladas de milho na segunda safra 2024/2025 — um aumento de 20,6% em relação ao ciclo anterior. A colheita deve começar no fim de maio e ter pico em julho. De acordo com a entidade, o bom desempenho das lavouras foi favorecido pelas chuvas de abril.
Durante o discurso de abertura Riedel ainda destacou o papel do agro para a economia. "Tenho muito orgulho de falar do meu setor e vamos defendê-lo sempre, em todas as instâncias, com dialogo, com inteligência, com argumento e com capacidade. Se o brasil tem um orgulho, esse orgulho se chama agronegócio", afirmou.
Expoagro - Além de exposição de máquinas e veículos, a feira terá simpósios, seminários e ciclos de palestras. O evento segue até o dia 18 com montarias e da prova dos três tambores, além de disputa nas modalidades team roping e laço comprido. Todas servirão como seletivas para eventos nacionais, com premiação aos vencedores
. A edição também tem a volta dos leilões ao parque de exposições de Dourados, com expectativa de movimentar pelo menos R$ 25 milhões, e pavilhões destinados a julgamento e venda de gado de raça.
Os shows começam na quinta-feira (15) com o eletrofunk caipira do goianiense Andrew Bonfim, o “Jiraya Uai”.Na sexta-feira (16), se apresentam na Expoagro a dupla Israel e Rodolfo. No sábado (17), tem show de Henrique e Juliano. Com ingressos esgotados há uma semana para o setor de camarotes, a apresentação promete público recorde no parque de exposições de Dourados.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.