População ocupa Câmara em Dourados por redução na tarifa do tranporte
Na noite desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Dourados, durante a audiência pública que discute os novos rumos do transporte público do município, estudantes ocuparam o plenário do Legislativo, que já estava lotado antes das 18h, também por dois grupos de trabalhadores de assentamentos.
Estavam presentes na audiência os vereadores de Dourados, o promotor de justiça Ricardo de Melo, representando o Ministério Público, o advogado Felipe Azuma, presidente da OAB Dourados, entre outros representantes de classes organizadas.
Muitos estudantes ficaram do lado de fora da Câmara e a princípio houve discussão entre alunos e agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar que faziam segurança no local.
Matheus Heindrickson, que é o coordenador geral do DCE/UFGD, foi o primeiro a ocupar a tribuna. Ele apresentou as propostas dos estudantes, que defendem a redução do coletivo, atualmente em R$ 2,50.
Vários estudantes e representantes de classes organizadas também ocuparam a tribuna. Alguns deles defendem inclusive o transporte gratuito na cidade e a municipalização do serviço, existente em importantes cidades do país.
Devido ao protesto dos manifestantes, algumas pessoas não tiveram a oportunidade de falar, a exemplo do promotor de justiça Ricardo de Melo. Quando as autoridades iam ocupar a tribuna, eram recebidas com vaias.
Indignados com a discussão entre os estudantes e os parlamentares, os moradores de assentamento deixaram a audiência por volta das 21h, antes mesmo de ser encerrada.