Estado tem 700 brigadistas e 3 aviões de prontidão para encarar dias de seca
Com 700 brigadistas formados e cenário climático favorável, corporação está otimista
O Corpo de Bombeiros do Estado já treinou 700 brigadistas, neste ano, para somarem esforços no combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. A estrutura também envolve 3 aeronaves munidas com água. No total, em 2025, a operação estará apoiada por 56 viaturas, incluindo veículos de quatro rodas, embarcações e aviões.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul intensifica as ações preventivas para enfrentar o período de seca em 2025. A corporação já treinou 700 brigadistas e contará com 56 viaturas, incluindo embarcações e aeronaves. O cenário climático mostra-se favorável devido às chuvas tardias que elevaram o nível do Rio Paraguai. Com um orçamento de R$ 34,8 milhões, a Operação Pantanal dispõe de 11 bases avançadas e 32 equipes em campo, totalizando 177 bombeiros militares. Os dados mostram resultados positivos: no primeiro semestre de 2024, houve redução de 92,8% na área queimada e 98,2% nos focos de calor no Pantanal em comparação com 2023.
Embora o planejamento inicial previsse um ano tão desafiador quanto 2020 e 2024, a expectativa atual é de um cenário menos severo, mais próximo de 2023.
Conforme a corporação, o cenário climático é favorável por conta das chuvas tardias que elevaram o Rio Paraguai e atrasaram o início da estação seca, gerando quedas nos focos de calor iniciais.
Por enquanto, os bombeiros têm focado na prevenção proativa, principalmente na formação de brigadistas e no treinamento especializado de seus militares, além de estar de prontidão para evitar grandes incêndios durante a estação seca, que deve se intensificar nos meses de julho e agosto, conforme previsões meteorológicas.
Segundo a assessoria de comunicação, o Corpo de Bombeiros tem um orçamento de R$ 34,8 milhões para este ano e uma estrutura para a Operação Pantanal que inclui 11 bases avançadas e 32 equipes em campo, totalizando aproximadamente 177 bombeiros militares, efetivo que pode ser reforçado por 300 bombeiros adicionais, que normalmente atuam em áreas urbanas.
A corporação informou que tem atuado com os municípios interessados na formação de brigadistas e na capacitação de seus efetivos, especialmente em regiões que não dispõem de estrutura militar.
Redução de incêndios
Até junho, o Corpo de Bombeiros realizou 106 ações de combate a incêndios no Estado, sendo 99 na Capital e sete no interior. Além disso, monitorou 210 eventos de fogo. Vale ressaltar que não foi registrado nenhum incêndio no Pantanal em 2025, nem em áreas indígenas ou no Cerrado.
Dados do Cicoe (Centro Integrado de Coordenação Estadual) da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) revelam uma drástica redução nos incêndios no Pantanal no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado.
Entre janeiro e junho de 2024, a área queimada foi de 42.840 hectares com 50 focos de calor, representando uma redução de 92,8% na área e 98,2% no número de focos em relação aos 595.728 hectares e 2.753 focos registrados em 2023.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.