Prefeito decreta emergência após chuva destruir pontes e estradas
As fortes chuvas que atingiram o município de Itaquiraí, a 410 km de Campo Grande, nos dias 21 e 30 de outubro, causaram destruição na cidade e na zona rural. A enxurrada provocou erosão em estadas e a força da água de rios destruiu pontes e aterros. Para acelerar a recuperação, o prefeito Fávaro Neto (PSDB) decretou situação de emergência.
O decreto foi assinado após levantamento dos danos e prejuízos públicos e privados, feito pela Comissão Municipal de Defesa Civil.
De acordo com a assessoria da prefeitura, a tempestade do dia 21 de outubro, com índices pluviométricos acima da média, forte vendaval e chuva de granizo, destruiu o sistema de drenagem urbana e rural. Estradas, dutos e pontes ficaram comprometidos na zona rural.
“O temporal provocou danos materiais, prejuízos econômicos e sociais, paralisou das aulas em escolas estaduais e municipais por causa das estradas e o escoamento da produção agrícola”, afirmou o secretário municipal de Obras José Carlos Loro.
A situação de emergência autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para a reconstrução das estruturas afetadas pela chuva e permite a convocação de voluntários para reforçar as ações, bem como campanhas de arrecadação de recursos entre a comunidade para facilitar o atendimento à população afetada.
“Também vamos buscar apoio dos governos estadual e federal para as obras de recuperação de estradas, pontes e do sistema de drenagens. Já estamos fazendo o socorro das famílias afetadas com ações sociais, distribuição de telhas, colchões e cobertores”, afirmou o prefeito.