ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  09    CAMPO GRANDE 17º

Lado Rural

Controle da gripe aviária permite retomada de exportações para 2 países

África do Sul e Singapura retiraram restrições nesta terça-feira (8), informa o Mapa

Por Gustavo Bonotto | 08/07/2025 23:31
Controle da gripe aviária permite retomada de exportações para 2 países
Galinhas criadas em quintal para subsistência. (Foto: Reprodução/Petz)

África do Sul e Singapura retiraram, nesta terça-feira (8), o embargo à carne de frango produzida no Brasil. Os países haviam imposto a restrição após casos de gripe aviária no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

África do Sul e Singapura retomaram as importações de carne de frango do Brasil após o controle do surto de gripe aviária em Montenegro, Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura confirmou a retomada, ressaltando que a doença está controlada. O surto, identificado em maio, resultou na morte de milhares de aves e no sacrifício de outras para conter a disseminação. Com o fim do embargo, nove países, além da União Europeia, ainda mantêm restrições à carne de frango brasileira, incluindo China, Canadá, Chile e Peru. Dezoito países restringem apenas a carne proveniente do Rio Grande do Sul. A Organização Mundial de Saúde Animal reconheceu o controle do surto no Brasil, facilitando a flexibilização das restrições. O governo brasileiro espera que outros países normalizem as importações nos próximos meses. Este foi o primeiro caso de gripe aviária em produção comercial no país.

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou, no início da noite, que as compras foram retomadas porque a doença está controlada.

O surto foi identificado em maio, no Rio Grande do Sul, quando mais de 15 mil aves morreram em uma granja comercial. Outras 1.358 galinhas foram sacrificadas para conter a contaminação. Depois da desinfecção do local, o governo decretou vazio sanitário de 28 dias, encerrado em 18 de junho.

Com a retomada das importações por África do Sul e Singapura, o número de países que mantêm embargo total à carne de frango brasileira caiu para nove, além da União Europeia. Entre eles estão China, Canadá, Chile e Peru. Outros 18 países mantêm restrições apenas ao produto originado do Rio Grande do Sul.

A OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) reconheceu o fim do surto no Brasil, o que ajudou a flexibilizar as restrições. O Ministério da Agricultura espera que outros países também suspendam os bloqueios nos próximos meses.

O Brasil teve seu primeiro caso de gripe aviária em produção comercial este ano. Antes, a doença só havia sido detectada em aves silvestres ou criações domésticas. A gripe aviária é uma doença viral que afeta aves e, em casos raros, pode infectar humanos.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias