ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Prefeito promete intensificar ações depois de 2 mortes causadas por escorpiões

Duas crianças morreram após incidentes envolvendo o animal peçonhento no município

Por Viviane Oliveira | 02/10/2023 08:27
Foto ilustrativa de escorpião e paciente picado em Ribas do Rio Pardo (Foto: divulgação)
Foto ilustrativa de escorpião e paciente picado em Ribas do Rio Pardo (Foto: divulgação)

Após casos de picadas de escorpião com duas mortes de crianças, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze (PSOL), disse que vem intensificando as campanhas de prevenção com orientações às famílias e mutirões de limpeza nos bairros da cidade recolhendo o lixo.

Segundo o prefeito, também estão sendo intensificadas as multas para quem não faz a limpeza dos terrenos. A multa varia de R$ 5 a R$ 10 por metro quadrado. “Todo esse trabalho já estava sendo feito e iremos intensificar com blitz em portas de mercados, nas avenidas da cidade e com carro de som nos bairros. Faz 2 anos que multamos donos de terrenos sujos e continuamos a fazê-lo. Em caso de reincidência, o valor passa a ser maior”, destacou o chefe do Executivo.

Conforme a campanha feita pela prefeitura, acidentes com animais peçonhentos, como o escorpião, por exemplo, acontecem com maior frequência no verão, pelas condições de calor extremo. "Em um ano, foram realizadas 868 notificações para limpeza de terrenos sujos e confeccionados 470 autos de infração", disse o prefeito.

Máquina retroescavadeira fazendo limpeza em bairros do município (Foto: divulgação / prefeitura)
Máquina retroescavadeira fazendo limpeza em bairros do município (Foto: divulgação / prefeitura)

Como prevenir acidentes - Segundo orientações da prefeitura aos moradores, manter o quintal limpo, não usar veneno, além de não matar o escorpião, faz com que ele fuja para a superfície. Tampar ralos com tela, buracos, rachaduras e tomadas não utilizadas. Jogar água sanitária semanalmente nos ralos. Deixar berço e cama desencostadas da parede e não deixar lençóis e cobertas caídos para o chão. Manter o lixo bem tampado.

O escorpião prefere lugares secos e úmidos. Verificar os brinquedos e sapatos antes de usar. Jamais passar álcool no local da picada. Apenas lavar com água em abundância, colocar gelo e procurar uma unidade de saúde. "Estamos no período de reprodução do escorpião. Em agosto e setembro, as fêmeas ficam com maior concentração de veneno e os animais procuram a superfície para se reproduzir, afirma prefeitura durante orientação aos moradores.

Mortes - Duas crianças morreram após serem picadas por escorpião. Na manhã de ontem (1º), Maria Fernanda Britto da Silva, de 3 anos, morreu sete dias depois do incidente. Ela havia sido transferida para o Hospital Regional de Campo Grande. O segundo caso foi de Pyetro Gabriel Arguelho, de 5 anos, que ocorreu no dia 22 de agosto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias