Roupa suja não se lava na internet
A memória online é infinita, e cada palavra que você postou ou falou pode e será usada contra você
Que as pessoas estão cada vez mais conectadas, isso é indiscutível. Porém, na mesma medida em que as pessoas vivem grudadas ao celular, zapeando nas redes sociais, elas estão extrapolando os limites da privacidade. E isso para o seu próprio mal. Toda semana pipoca nas redes sociais influenciadores e celebridades fazendo pronunciamentos e expondo suas desavenças privadas na internet. É filho brigando com pai, é namorada expondo traição, é adolescente brigando por ciúme, enfim, todo tipo de conversas que deveriam ser tratadas no privado.
Eu reforço que “deveriam” porque, quando a história se torna pública, primeiro que entra o fator palpite alheio, e quando muitas pessoas se intrometem na conversa, o entendimento fica muito mais difícil. Segundo que um passo maldado na internet é eterno. Fica sempre gravado, printado, salvo, pronto para estragar sua reputação. Quantas vezes a gente não vê um antigo post resgatado de determinada pessoa e fazendo com que ela seja demitida, ou perca determinada oportunidade, e assim por diante.
É preciso se lembrar que ninguém tem controle sobre a privacidade das suas ações na internet. É fácil descobrir histórico de navegação, é simples saber o que a pessoa curte, comenta e compartilha, e todas as suas ações estão contando uma história a seu respeito. E estão sujeitas ao escrutínio público. Então evite lavar roupa suja na internet. Precisa desabafar? Procure um ombro amigo ou um psicólogo. Está nervoso com alguma situação? Vá respirar ar puro. Ir para as redes sociais contar o ocorrido quase nunca é a melhor solução, e o feitiço sempre pode virar contra o feiticeiro.
Se tem uma coisa que a gente sempre pode contar é com a memória longa da “internet” e das pessoas para coisa ruim e como isso pode e será usado contra você.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.