ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  09    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Justiça Federal leva atendimentos ao Assentamento Mutum com Juizado Itinerante

Os atendimentos serão na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, no Assentamento Mutum, das 8h às 16h

Por Lucas Mamédio | 09/05/2025 15:35
Justiça Federal leva atendimentos ao Assentamento Mutum com Juizado Itinerante
Escola Municipal Santa Rita de Cássia, no Assentamento Mutum (Foto: Divulgação)

A Justiça Federal em Mato Grosso do Sul realiza, de 19 a 23 de maio, mais uma edição do Juizado Especial Federal Itinerante. Desta vez, os atendimentos serão na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, no Assentamento Mutum, das 8h às 16h, com serviços de cidadania voltados a moradores de áreas rurais e isoladas dos municípios de Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo e Brasilândia.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Justiça Federal em Mato Grosso do Sul promove, entre 19 e 23 de maio, o Juizado Especial Federal Itinerante na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, no Assentamento Mutum. A iniciativa atenderá moradores de áreas rurais e isoladas dos municípios de Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo e Brasilândia.Os atendimentos, coordenados pelo TRF3, incluem requerimentos de benefícios previdenciários, orientação jurídica e serviços da Defensoria Pública na área familiar. O local, que abriga 823 famílias de trabalhadores rurais, fica a 100 quilômetros da sede de Santa Rita do Pardo, com 80% do trajeto em estrada de terra.

A ação é coordenada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e tem como objetivo aproximar a Justiça de populações em situação de vulnerabilidade, como trabalhadores rurais, ribeirinhos e indígenas.

Durante os cinco dias, magistrados, servidores, estudantes e parceiros vão prestar atendimentos para requerimento de benefícios previdenciários como aposentadorias urbana e rural, pensão por morte, auxílio-doença, salário-maternidade e benefício assistencial (BPC), além de seguro defeso.

Os moradores poderão ingressar com ações judiciais sem a necessidade de advogado e também receber orientação jurídica sobre os direitos previdenciários. A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul participará com atendimento na área de família, incluindo pensão alimentícia.

Para ser atendido, é necessário levar documento de identidade, comprovante de residência e documentos que comprovem o direito alegado, como laudos médicos, exames e testemunhas.

A base da ação será a Escola Municipal Santa Rita – Polo Mutum, localizada a 100 quilômetros da sede de Santa Rita do Pardo, sendo 80% do acesso por estrada de terra. O assentamento abriga 823 famílias de trabalhadores rurais.

A iniciativa conta com apoio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Defensoria Pública da União, INSS, Incra, Ministério Público Federal, prefeituras dos três municípios, Receita Federal, UFMS e Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias