ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, DOMINGO  11    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

A barriga de cerveja predispõe a danos cardíacos

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 11/01/2026 07:15
A barriga de cerveja predispõe a danos cardíacos

Um recente estudo associa a acumulação de gordura abdominal com modificações perigosas na estrutura do coração. A conhecida gíria popular “barriga de cerveja”, associada culturalmente à estabilidade a partir dos 35 anos, a ter filhos e a uma vida mais ou menos encaminhada, tem em realidade muito preocupante.

A barriga de cerveja predispõe a danos cardíacos

O estudo com 2.200 adultos.

Assim demonstrou um estudo apresentado no ultimo congresso da Radiological Society of North America que associou a acumulação de gordura abdominal com modificações na estrutura do coração que incrementam risco de desenvolvimento de problemas cardíacos. Os cientistas analisaram imagens de ressonância magnética cardiovascular de mais de 2.000 adultos de entre 46 e 78 anos sem qualquer enfermidade cardiovascular conhecida.

A barriga de cerveja predispõe a danos cardíacos

Músculo cardíaco engrossado.

O que eles observaram é que, aqueles que tinham um índice elevado de cintura-cadeira, mostravam nas ressonâncias sinais de “hipertrofia concêntrica”, uma remodelação do coração em que o músculo cardíaco engrossa, dando como resultado que circule menos sangue do que o corpo necessita. As mulheres, diz o estudo, são menos propensas a esse problema devido aos efeitos protetores que o estrogênio lhes aporta.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.