ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEXTA  20    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

Impressionante: o movimento artístico nasceu como resposta à violência

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 20/02/2026 07:00
Impressionante: o movimento artístico nasceu como resposta à violência

Conhecia a história do impressionismo como uma historia de amor: a de Monet, considerado por todos como o pai desse movimento, por Morisot, a única mulher que desempenhou um papel central nessas ideias desde seu início. Foi uma relação complexa entre os dois, houve muita influência mútua. Era isso que sabia. Mas é muito mais. E é impressionante.


Impressionante: o movimento artístico nasceu como resposta à violência

O sangue jorrou.

Entre o verão de 1.870 e a primavera de 1.971, um período que foi chamado de “Ano Terrível”, Paris foi sitiada, padeceu fome e teve de render-se ao exercito alemão. Logo a seguir, os republicanos radicais estabeleceram a Comuna, um governo socialista, administrado por operários. Foi derrotada em dois meses, após batalhas sangrentas. Houve muito sangue nas ruas de Paris e o incêndio destruiu o centro da cidade.


Impressionante: o movimento artístico nasceu como resposta à violência

Uma resposta à violência.

Foi durante esses tempos tumultuosos que nasceu o movimento impressionista. Uma resposta à violência, à guerra e à intriga politica. Monet, Degas, e Morisot ficaram presos nessa Paris sanguinolenta. Renoir e Bazille se uniram a regimentos fora da capital. Monet e Pissarro conseguiram fugir do país. No período posterior, esses artistas desenvolveram uma nova consciência sobre a fragilidade da vida. Uma sensação de transitoriedade, refletida na ênfase da luz fugidia, das estações que sempre estão mudando, das cenas da vida cotidiana fugazes nas ruas e da impermanência de todas as coisas. Tudo isso foi fruto do sítio que os alemães exerceram sobre Paris e do caos criado pela Comuna. O gênio artístico pode surgir da escuridão e da catástrofe.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.