ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 19º

Direto das Ruas

Bebê de 1 ano é mordida por morcego, mas precisa de desespero?

Sesau informa que 454 animais foram recolhidos com suspeita de raiva em Campo Grande neste ano

Por Viviane Oliveira | 31/07/2025 10:08
Bebê de 1 ano é mordida por morcego, mas precisa de desespero?
Morcego na casa de Naomy na noite de ontem, no Bairro Tiradentes (Foto: Direto das Ruas)

Naomy Camille dos Santos Ozório ficou preocupada após a filha, bebê de apenas 1 ano, ser mordida por morcego dentro de casa, no Bairro Tiradentes, em Campo Grande. Segundo a jovem, o animal  saiu de terreno baldio ao lado da residência, na Rua Panambi, que está há anos abandonado e tomado pelo mato. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Bebê de um ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio em Campo Grande. O incidente ocorreu na residência da família, localizada no Bairro Tiradentes, após um incêndio descontrolado em um terreno abandonado ao lado da casa. A mãe da criança, Naomy Camille dos Santos Ozório, relatou que o animal saiu do matagal e invadiu a casa. A bebê foi levada ao médico, tomou as vacinas necessárias e passa bem. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi acionado para recolher o morcego. Moradores da região reclamam do terreno abandonado, que se tornou foco de animais peçonhentos e transmissores de doenças. Campo Grande registrou 454 morcegos recolhidos com suspeita de raiva este ano, nove com resultado positivo. A vacinação antirrábica para cães e gatos começa em agosto na capital. O CCZ atende pelos telefones (67) 3313-5000 e (67) 99142-5701 (WhatsApp).

Na noite do incidente, o terreno foi incendiado sem qualquer controle, o que assustou moradores da vizinhança. “É um perigo constante! Escorpiões, ratos, morcegos… tudo saindo desse matagal e invadindo as casas. Os moradores estão com medo, cansados de denunciar, e ninguém faz nada”, desabafa Naomy.  A bebê foi levada imediatamente ao médico, tomou as vacinas indicadas e passa bem, sem sintomas, segundo a mãe.

Ela relata que acionou o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) nesta manhã para recolher o bicho. “Disseram que estavam a caminho. O Corpo de Bombeiros também foi chamado, mas informou que não faz a remoção e orientou a não matar o animal nem mexer nele”, contou.

Bebê de 1 ano é mordida por morcego, mas precisa de desespero?
Mãe mostra mordida no dedo da bêbe. Ela foi levada ao médido e passa bem (Foto: Direto das Ruas)

No começo deste mês, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou que apenas neste ano 454 morcegos foram recolhidos com suspeita de raiva em Campo Grande. Desses, nove testaram positivo para a doença. Em 2024, foram 582 animais, com seis confirmações.

A presença do vírus da raiva entre morcegos é considerada endêmica, ou seja, constante, mas sem configuração de surto. A cidade não registra casos de raiva humana desde 1968, e o último caso em cães foi em 2011, após mais de duas décadas sem ocorrências.

Ainda assim, a orientação é clara: qualquer pessoa atacada por morcegos ou outros mamíferos deve procurar imediatamente uma UPA ou CRS 24 horas para iniciar o protocolo de prevenção da raiva.

A vacinação de cães e gatos segue como principal medida preventiva contra a raiva. A Campanha Anual de Vacinação Antirrábica será iniciada em agosto, com equipes percorrendo bairros da Capital. Fora do período de campanha, o CCZ oferece vacinação gratuita o ano todo, sem necessidade de agendamento.

O CCZ pode ser acionado pelos telefones: (67) 3313-5000, (67) 2020-1789, (67) 2020-1794 (plantão) e pelo WhatsApp: (67) 99142-5701.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.