ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Ela foi longe demais? Por avenida perigosa, anta “dá rolê” no Tiradentes

Anta que pode ser “namorada” do famoso “Duro de Matar”; parece ser do sexo feminino e pesar cerca de 200 kgs

Por Gabi Cenciarelli | 23/06/2024 10:57

De novo, anta foi filmada passeando pela área urbana, em Campo Grande. Desta vez, na Avenida Ministro João Arinos, no Tiradentes, em Campo Grande. Moradores da região viram o animal “dando rolê” por volta da 1h deste domingo (23). Só neste ano, já é o terceiro animal silvestre que fica conhecido nas redes sociais por aparecer na região. Se não for o mesmo.

“Eu estava dormindo, e minha cachorras começaram a latir muito, parece que assustadas. Eu só olhei na câmera, de início achei que era um rottweiler, daí vi que era uma anta. Ela era bem maior do que parece e fiquei preocupada com o trânsito”, disse a professora Rosângela Ribeiro Corregaro, que enviou as imagens pro Campo Grande News e entrou em contato com a PMA.

Ela mora na região e relata que esse ano, além da anta, já apareceram uma jaguatirica e algumas capivaras pelo bairro.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a presença desses animais em áreas urbanas é comum. Isso ocorre por causa da interação entre o ambiente da cidade e as áreas de reserva natural presentes em Campo Grande.



Após analisar o vídeo da aparição, a veterinária Alexandra Tiso, do Projeto Antas Urbanas, mantido pela Incab (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira), cogita a possibilidade da anta registrada neste domingo (23) ser a “namorada” de uma outra anta conhecida por aparecer na região do Parque dos Poderes, a “Duro de Matar”. Ainda de acordo com a especialista, a anta parece ser do sexo feminino e pesar cerca de 200 kg.

Sobre os riscos que os animais correm passando por essas áreas da cidade, a veterinária se preocupa principalmente com a questão do possível atropelamento, já que está transitando por uma avenida movimentada.

Outros riscos são a transmissão de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas do animal pro ser humano ou vice versa e a contaminação do animal pela poluição urbana.

Caso encontre um animal silvestre na rua, a orientação da Polícia Militar Ambiental é manter a distância, não interferir e entrar em contato imediatamente com a Polícia Militar Ambiental para receber a devida orientação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias