Em rua de terra, alunos de Emei precisam lavar os pés antes da aula
De acordo com moradores, a situação piorou após obra de esgotamento na semana passada
Passar pela Rua Piassaguaba, no Jardim Tijuca, em Campo Grande, tem sido um desafio, principalmente para os alunos da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Maria Cristina Ocáriz de Barros. Na chuva, a rua de terra vira barro e é necessário lavar os pés dos estudantes antes de começar a aula. Esse caso foi sugerido por leitora que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Passar pela Rua Piassaguaba, no Jardim Tijuca, em Campo Grande, é um desafio, especialmente para alunos da Emei Maria Cristina Ocáriz de Barros. A rua de terra vira barro com a chuva, obrigando a lavar os pés das crianças antes das aulas. Moradores, como Juciele de Oliveira, reclamam que a situação piorou após obras de esgoto, e pedem cascalhamento provisório até o asfaltamento. A falta de acessibilidade afeta também cadeirantes e idosos. A Sisep prioriza manutenção de vias próximas a escolas, mas ainda não respondeu sobre a Rua Piassaguaba.
O filho da despachante Juciele de Oliveira, de 30 anos, tem apenas dois anos e estuda na Emei. Eles vão de carro à escola, mas ela observa as crianças que precisam ir à pé. "Vi uma criança com o pé todo sujo de barro. Tem que entrar e lavar o pé, é toda uma dificuldade. Atrasa toda a rotina das crianças, não tem condições de ter aula tão sujo".
A obra de esgotamento do local terminou semana passada e, segundo Juciele, a situação ficou ainda mais difícil. "Depois do esgoto piorou, a terra ficou solta e com a chuva vira barro", diz. Provisoriamente, os moradores cobram o cascalhamento da rua para facilitar a circulação, mas a situação só será resolvida quando a via for asfaltada. “Tem asfalto a duas quadras da escola, o que falta para passar asfalto lá? O sentimento é de indignação”, desabafa Juciele.
Outra moradora da região, Jéssica Fernandes, secretária de 29 anos, chama a atenção para a falta de acessibilidade na rua. "Eu vi uma família vindo com uma criança cadeirante e foi muito complicado, não tem como passar. E no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ao lado da escola tem programas que atendem idosos, também é difícil para eles".
Na semana passada, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou ao Campo Grande News que "está priorizando a manutenção das vias próximo as escolas e unidas de saúde e com ações emergenciais". A reportagem pediu à Secretaria um posicionamento sobre a Rua Piassaguaba e aguarda resposta.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.