ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Moradora pede solução para esgoto que vaza "com qualquer chuvinha" no Nova Lima

Água fétida escorre para dentro da casa e na rua, enquanto baratas e fezes saem de cano

Por Cassia Modena | 19/01/2025 09:15


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A família de Franciely Pereira enfrenta sérios problemas de saneamento em sua residência, localizada no Bairro Nova Lima, onde são obrigados a dormir em outro cômodo sempre que chove, devido ao extravasamento de esgoto. A água contaminada invade o quintal e a rua, trazendo odores insuportáveis e pragas, como baratas. Apesar das visitas da concessionária de saneamento Águas Guariroba para desentupir a rede, a situação persiste sem uma solução definitiva, levando a família a considerar a mudança de casa, mas sem condições financeiras para isso.

A autônoma Franciely Pereira, o marido e os dois filhos são obrigados a dormirem em outro cômodo da casa onde moram quando "qualquer chuvinha" faz extravasar a tampa do esgoto que fica em frente à residência. A situação ocorre há cerca dois meses e foi relatada ao Direto das Ruas neste domingo (19).

O endereço da família é Rua Lourenço da Veiga, quase esquina com a Avenida Dona Carlota Joaquina, Bairro Nova Lima. A mulher relata que a água escorre para dentro do quintal da residência e na via pública.

"Odor péssimo, você vê pedaços [de fezes] e sai muita barata", ela descreve.

Equipes da concessionária de saneamento da Capital, a Águas Guariroba, estiveram no local algumas vezes. Segundo Franciely, o último serviço foi feito na última sexta-feira (17), mas o problema segue sem solução.

"Todas as vezes que vieram, fizeram apenas o desentupimento e colocaram uma manilha do outro lado da via, mas não resolve. Queremos alguma coisa definitiva. Já pensamos até em nos mudar daqui, só não temos condições", afirma.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Águas Guariroba e questionou qual problema foi identificado na rede da região e qual medida será tomada para o vazamento parar.

Em nota, a empresa respondeu que suspeita de ligações irregulares na rede. "Como a ocorrência se dá em períodos de chuva, há possibilidade de ligações inadequadas de águas pluviais à rede de esgoto, o que pode resultar em transbordamentos e odores relatados". Citou também que "todos os meses, as equipes removem mais de 50 toneladas de resíduos descartados incorretamente na rede de esgoto, como restos de alimentos, óleo de cozinha, embalagens plásticas, absorventes, preservativos, cotonetes, entre outros".

Uma equipe foi enviada para o local após a matéria ser publicada para fazer manutenção emergencial na rede coletora de esgoto, ainda segundo a Águas.

Matéria editada às 11h04 para adicionar nota da Águas Guariroba.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias