Rajadas de vento formam redemoinho gigante e tempestade de areia em rodovia
Imagem registra nuvem de poeira que encobriu a BR-163 entre as cidades de Rio Brilhante e Dourados
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Fortes rajadas de vento causaram um redemoinho de poeira e detritos agrícolas na BR-163, entre Rio Brilhante e Dourados, nesta segunda-feira (22), reduzindo drasticamente a visibilidade e dificultando o tráfego. O fenômeno, registrado em vídeo por um motorista, demonstra a intensidade dos ventos que atingiram a região. O meteorologista Natalio Abraão confirmou as condições climáticas adversas no sul do estado, com chuvas e ventos fortes desde a madrugada. Rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h em algumas cidades. Apesar da força do vento, especialistas alertam que a classificação como tornado depende de análise técnica. A previsão indica continuidade das chuvas em outras áreas do estado, com queda de temperatura prevista.
Atravessar a BR-163, entre Rio Brilhante e Dourados, virou um desafio na manhã desta segunda-feira (22). Um redemoinho gigante de poeira e restos de lavoura avançou sobre a rodovia, reduzindo a visibilidade a poucos metros. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
- Leia Também
- Incomodado com alta velocidade em via, morador constrói quebra-molas
- Pancadas de chuva e ventos fortes deixam bairros sem energia em Campo Grande
O fenômeno foi registrado em vídeo pelo motorista Rafael Foster, que se surpreendeu com a cena. Enquanto dirige, ele descreve a dificuldade de seguir viagem: “Olha o redemoinho. Vai ter que fechar o vidro. Cê tá doido... Isso aqui é um tornado. Não dá pra ver nada”. Nas imagens, a parede de poeira toma conta da pista e pequenos objetos são arremessados pelo vento.
De acordo com o meteorologista Natalio Abraão, as condições no sul do Estado eram de chuvas e ventos intensos desde a madrugada. Em Laguna Carapã, rajadas chegaram a 104,4 km/h; em Naviraí, 86,4 km/h; em Iguatemi, 81,7 km/h; e em Rio Brilhante, 58,3 km/h. “Como previmos na semana passada, havia alerta para tempestades. Ainda há previsão de chuvas para Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Inocência e São Gabriel, com queda nas temperaturas amanhã”, informou.
Especialistas lembram que nem todo redemoinho de poeira é um tornado. Para essa classificação, é preciso análise técnica sobre intensidade e estrutura. Mesmo assim, o vídeo de Rafael evidencia a força do vento e a dimensão das tempestades que atingem o Estado nesta segunda-feira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.