Abertura de empresas em MS ainda sinaliza recuperação do pós-covid
De janeiro a abril, 3,4 mil empresas foram abertas no Estado
Mato Grosso do Sul tem apresentado crescimento recorrente na abertura de empresas. No ano, o Estado já conta com 3.470 novos estabelecimentos, sendo 800 somente em abril. Segundo o economista Eugênio Pavão, os resultados ainda fazem parte da recuperação econômica pós-covid.
“Representa a retomada pós-covid, mostra que a tecnologia de atendimento (inovação) é a principal novidade nos negócios, com a abertura de negócios que atendem virtualmente, durante 24 horas. Isso representa o deslocamento da mão de obra para o negócio próprio, maior renda para o Estado, aumento da arrecadação, alta da renda”, ressaltou o profissional.
Ainda de acordo com Eugênio, a expectativa até o final de 2023 é ainda melhor, com os incentivos dados pelo Governo do Estado. “As expectativas para 2023 são de alta nos novos negócios, com os benefícios dados pelo governo estadual, visando acelerar a abertura e manutenção dos negócios. Mesmo reduzindo a arrecadação no curto prazo, a atividade econômica crescendo vai trazer melhores resultados econômicos no médio e longo prazo”, destacou.
O empresário Daniel Cavalheiro tem ajudado na estatística de crescimento. Em fevereiro, ele e um sócio abriram a empresa Vettor Soluções Empresariais, voltada para consultoria e gestão empresarial.
O serviço é realizado 100% home office, otimizando tempo e utilizando cada vez mais a tecnologia como aliada. Ao todo, são dois sócios e dois estagiários, que atendem 15 clientes.
O destaque da empresa é o BPO Financeiro, no qual são executadas as rotinas financeiras de outras empresas de forma terceirizada.
“A importância de gerar empregos e renda por meio de uma empresa é imensurável. Você não apenas impacta positivamente as famílias de forma individual, mas também desempenha um papel crucial no crescimento econômico, na estabilidade social e no desenvolvimento sustentável do mercado como um todo”, pontuou Daniel.
Dados - Conforme dados da Carta de Conjuntura de Abertura de Empresas, elaborada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), das 800 novas empresas constituídas no mês passado, o setor de Serviços concentra 70,38% do total; Comércio corresponde a 25,63% e Indústria 4%.
O levantamento mostra que esse é o segundo melhor resultado, desde a série histórica iniciada em 2000.
Campo Grande lidera com 351 novas empresas abertas em abril. Em seguida, está Dourados, com 97; Três Lagoas (36); Ponta Porã (28); Naviraí (20); Chapadão do Sul (16); Corumbá (10) e Ribas do Rio Pardo (7). A estimativa da Semadesc é que sejam abertas 10.555 empresas no decorrer do ano.