ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Beneficiários do INSS já podem pedir reembolso de descontos irregulares

INSS disponibilizou um novo serviço, chamado “Consultar Descontos de Entidades Associativas”

Por Gabriel Neris | 14/05/2025 06:39
Beneficiários do INSS já podem pedir reembolso de descontos irregulares
Beneficiária acessa aplicativo disponível para consulta (Foto: Paulo Francis)

A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar, desde quarta-feira (14), a devolução de descontos indevidos. A solicitação é feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou pelo telefone 135. O novo serviço "Consultar Descontos de Entidades Associativas" permite verificar a entidade e os descontos mensais. Notificações sobre débitos foram enviadas a cerca de 9 milhões de segurados. Instabilidades no aplicativo são possíveis devido ao alto número de acessos. O governo estuda parceria com os Correios para atendimento presencial. O aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, requer cadastro com CPF e senha ou acesso via internet banking. Para ativar notificações, o usuário deve acessar o ícone do sino, configurar e permitir as notificações.

O INSS disponibilizou um novo serviço, chamado “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, que permite ao segurado verificar o nome da entidade à qual ele está vinculado e que pode estar realizando descontos mensais.

Na terça-feira (13), cerca de 9 milhões de segurados começaram a receber notificações sobre débitos feitos por entidades e associações. Caso identifiquem descontos não autorizados, os beneficiários podem pedir a devolução diretamente pelos canais digitais ou pelo telefone.

Segundo o órgão, o alto número de acessos pode gerar instabilidades no aplicativo, mas a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia do INSS, está monitorando a situação.

Para ampliar o acesso, o governo estuda uma parceria com os Correios, com o objetivo de usar a rede de 8,5 mil agências para atendimento presencial de segurados que não têm familiaridade com meios digitais.

Como consultar - O aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS. Após o download, o usuário deve criar uma conta com CPF e senha — dados que também valem para outros serviços do Gov.br.

Outra alternativa é realizar o cadastro via internet banking de bancos conveniados, selecionando a opção “Entrar com seu banco” na página inicial do aplicativo.

Após o login, para ativar as notificações, o segurado deve:

  1. Clicar no ícone do sino no topo direito;
  2. Selecionar “Configurar Notificações”;
  3. Marcar a opção “Permitir notificações”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias