Caixa bloqueia contas da poupança social após suspeita de fraudes
Contas digitais são usadas para pagamento do valor referente ao auxílio emergencial; total de bloqueios não foi divulgado
A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta terça-feira (21), o bloqueio de diversas contas da poupança digital social, por onde é creditado o valor de R$ 600 referente ao auxílio emergencial. Segundo o banco, a medida foi adotada após suspeita de fraudes.
O número de usuários afetados pelo bloqueio não foi divulgado, até o momento, pela Caixa. Em entrevista à imprensa, o presidente da instituição, Pedro Guimarães, revelou apenas que o total seria equivalente a 5% do total de aprovados, conforme entrevista ao portal InfoMoney.
Para fazer o desbloqueio da conta, o usuário do aplicativo Caixa Tem será notificado e deverá se apresentar em uma agência bancária, portando documento de identidade.
Nota – De acordo com informações da Agência Brasil, a Caixa esclarece “que o aplicativo Caixa Tem possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro. O baixo percentual de fraudes observado deve-se à engenharia social, em que são utilizadas informações, documentos e acessos dos próprios clientes. Assim, recomenda-se utilizar apenas os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhar informações pessoais”, afirmou o banco em nota divulgada pelo site.