Em março, volume de serviços prestados teve queda de 6% em MS
Os números não andam nada bem para Mato Grosso do Sul e o volume de serviços prestados no Estado caiu 6% em março, número bem negativo em relação aos meses de janeiro e fevereiro em que houve crescimento de 3,8% e 1%, respectivamente, conforme pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No acumulado do ano, o resultado não foi nada animador e fechou com queda de 0,6%. O saldo também é ruim quando comparamos março deste ano com o mesmo mês do ano passado em que houve retração de 0,1%
Apesar da variação da receita ter ficado positiva no mês de março com 0,3%, a porcentagem é bem inferior se comparada ao mês de janeiro, que ficou em 10,1% e fevereiro, que teve alcance de 7,7%. Em relação aos últimos doze meses, houve crescimento de 5,6% e no acumulado do ano o avanço chegou a 5,8%.
Já no país, o setor de serviços registrou queda de 5,9% no volume de serviços em março, se comparado com o mesmo mês do ano passado.
Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio teve queda de 7,2% e liderou o ranking como o mais afetado. Dentro dele, o transporte terrestre foi o que mais sentiu a retração fechando com 10,1%. Já o item serviços profissionais, administrativos e complementares teve queda de 6,8%, e os de informação e comunicação caiu 5,9%.
O valor arrecadado teve saldo negativo e registrou queda de 0,4% em março, comparado a março de 2015. A taxa acumulada da receita nominal no ano ficou em 0,5% e, em 12 meses, ficou em 0,7%.