Volume de serviços prestados em MS cai 7%, mais que a média nacional
Caiu em 7% o volume de serviços prestados em Mato Grosso do Sul, na comparação entre dezembro de 2015 e o mesmo mês do ano anterior. Apesar da retração, a receita nominal do setor se mantém praticamente estável, com queda de apenas 0,1%.
A redução da demanda do setor em MS é superior à da média nacional, que ficou em 5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em novembro o setor já havia apresentado queda de 1,5 %, no entanto a receita obteve crescimento de 4%, em relação ao mesmo período de 2014. Com o resultado referente a dezembro, o Estado fica em 8º lugar na lista dos que tiveram maior retração no volume de serviços. No Amapá, o setor registrou queda de 16,8%.
Apenas quatro Estados conseguiram elevar a quantidade de serviços prestados em dezembro. Em Roraima, o crescimento do setor foi de 12,6%. Mato Grosso teve alta de 10,5% e Roraima de 3%. Em Alagoas, o aumento foi de 1,6%.
Segmentos - Serviços profissionais, administrativos e complementares foram os que mais sofreram retração em dezembro, com queda de 8,8%. Serviços prestados às famílias ficaram em segundo na lista, com queda de 7%. Dentro deste segmento, os serviços de alojamento e alimentação apresentaram redução de 5,6%, enquanto outros serviços prestados às famílias caíram 14,9%.
Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio tiveram queda de 6,9%, enquanto serviços de informação e comunicação registraram retração de 0,4%.