Em NY, Riedel destaca potencialidade da economia de MS
Estado aposta em encontro com setores da economia e agentes financiadores para divulgar MS
A movimentação de Mato Grosso do Sul e divulgar potencialidades do Estado e atrair investimentos começou ontem à noite com um jantar para empresários em Nova Iorque. Neste domingo representantes do Estado participaram do Brazilian Week, evento empresarial capitaneado pelo ex-governador de São Paulo, João Doria, que participou de palestra junto com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e o presidente da Fiems, Sérgio Longen.
Antes do jantar, com cerca de 200 pessoas, Riedel apresentou dados socioeconômicos de Mato Grosso do Sul aos presentes e os valores de investimentos públicos. Além dele, pelo Governo também viajaram o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez; o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck e secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Henrique Falcette.
Entre as informações repassadas a empresários, o governador mencionou PPP (parceria público privada) para levar internet por fibra ótica aos 79 municípios do Estado, a ampliação da rede de esgoto chegando a 70% e previsão de universalização em quatro anos e aprevisão de obter o repasse da União das BRs-262 e 267 para um projeto de concessão junto com a MS-040, todas no lado leste.
A programação do Estado, aproveitando a iniciativa da Lide, ligada a Doria,inclui o MS Day, com série de reuniões nos próximos dias. O primeiro evento com esse propósito ocorreu ano passado em São Paulo, que resultou em anúncio de novos investimentos no valor de R$ 5,5 bilhões, lembrou Longen. “É algo diferentes para todos nós, mas já é um modelo de sucesso. Mato Grosso do Sul já merece avançar em outros patamares e temos que mostrar o que temos de potencial. Entendo que estamos plantando uma semente aqui em Nova York de uma maneira bem sadia, bem inteligente e, com certeza, a médio e longo prazo, teremos oportunidades e novos investimentos chegarão”, afirmou Longen,
Riedel destacou a importância de aproximação com o setor privado, para atrair investimentos na diversificação da economia do Estado e financiadores para projetos estruturantes de logística. “É fundamental que essa ação seja conjunta com o setor privado. Nós estamos tratando de grandes projetos dos quais o privado fará parte, não só com relação a concessões, mas empresas que investirão diretamente no Estado. E nada mais legítimo do que a Fiems ajudar a organizar toda essa estratégia, definindo e priorizando temas e segmentos absolutamente importantes”, declarou. Ele ficou entusiasmado com o interesse já no primeiro evento, segundo divulgou a Fiems. “O primeiro evento já foi um sucesso pelo número de empresários de diferentes segmentos. Isso já demonstra um pouquinho o que está se desenhando para essa semana”.
A programação vai até o dia 17, inclui hoje reunião com representantes do Bank of America e BTG Pactual, que é brasileiro, além de encontro bilateral do Person of the Year. Para amanhã, a agenda prevê o Brazil Investment Forum 2024, reunião com representantes do JP Morgan e com a Adecoagro. Na quarta, há reunião com representantes do Banco J. Safra, na quinta com o Citibank e rodada de negócios da FGV Projetos. O último dia é reservado para conversas com empresários.