Governo abre mais mil vagas para programa que qualifica caminhoneiros
Antes eram 2 mil vagas, e agora subiu para 3 mil, conforme decisão da Semadesc

O Governo do Estado abriu mais mil vagas para o Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus - Voucher Transportador. A alteração foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (24).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ampliou o Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus, conhecido como Voucher Transportador, de 2 mil para 3 mil vagas. A decisão, publicada no Diário Oficial, visa suprir a demanda por motoristas no estado, que ainda possui mais de 500 vagas abertas. O programa, iniciado em 2023, oferece qualificação gratuita e isenção de taxas no Detran para motoristas de carga e ônibus, em parceria com o Sest Senat. Há planos de parceria com o Paraguai para suprir a falta de mão de obra local.
Antes eram duas mil vagas, e agora subiu para três mil, conforme decisão da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Segundo o diretor-presidente da Setlog (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul), Dorival Silva de Oliveira, Mato Grosso do Sul ainda tem vaga para mais de 500 motoristas, e que pretende firmar parceria com o Paraguai.
“Nós temos vaga ainda para mais de 500 motoristas, mil motoristas aqui no Estado que não atenderia à demanda, mas eles [Paraguai] têm um excedente dessa mão de obra, então, por que não a gente utilizar já que a comunidade do Paraguai é muito grande aqui em Mato Grosso do Sul? Já poderíamos estar com esses trabalhadores suprindo a falta daqueles que nós não temos aqui ainda”, explicou durante o Seminário Internacional da Rota Bioceânica.
O programa foi instituído em 2023 pelo Governo do Estado. A iniciativa garante qualificação gratuita da carteira D para E e isenção de taxas no Detran (Departamento Estadual de Trânsito de MS) para motoristas de carga e ônibus.
Em parceria com o sistema “S” pelo Sest Senat, os condutores são capacitados para atender o setor de transportes que tem vagas disponíveis no mercado de trabalho.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.