ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Indústria lança observatório com dados estratégicos do setor em MS

Plataforma reúne mais de 5 milhões de informações e oferece painéis para empresários e gestores públicos

Por Jhefferson Gamarra e Fernanda Palheta | 07/05/2025 14:10
Indústria lança observatório com dados estratégicos do setor em MS
Presidente da Fiems, Sérgio Longen durante apresentação da ferramenta (Foto: Marcos Maluf)

O Sistema Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) lançou nesta quarta-feira (7) o novo Observatório da Indústria, uma plataforma inédita no estado que promete transformar a forma como o setor produtivo acessa e utiliza informações econômicas e sociais. O lançamento marcou o início das atividades do “Maio – Mês da Indústria” e reuniu representantes do setor empresarial, autoridades públicas e especialistas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) lançou o Observatório da Indústria, plataforma digital com mais de 5 milhões de dados do setor. A ferramenta, disponível ao público, reúne informações sobre número de empresas, empregos, salários, custos, exportações e perfil ocupacional, coletadas de 50 fontes oficiais. O objetivo é fornecer subsídios para decisões estratégicas, investimentos e políticas industriais. O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a importância do Observatório para o desenvolvimento do estado, ressaltando a parceria entre os setores público e privado. O economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende, explicou que a plataforma oferece um volume de dados sem precedentes em Mato Grosso do Sul, permitindo análises aprofundadas do mercado. O governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck reforçaram o papel da ferramenta no crescimento econômico estadual, impulsionado por investimentos bilionários em diversos setores, como etanol, proteína animal e bioenergia.

A ferramenta reúne mais de 5 milhões de dados atualizados, organizados em mais de 50 painéis interativos, com informações que vão desde o número de empresas ativas por setor, passando por dados de emprego, salário médio, custos operacionais, exportações por porto, até análises de perfil ocupacional e saldo de contratações no estado. Os dados são coletados de aproximadamente 50 fontes oficiais e estarão disponíveis para acesso público.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, ressaltou a relevância estratégica da plataforma para o setor. “Estou impressionado com a riqueza de informações que o Observatório oferece. Contar com um painel exclusivo como este nos dá uma vantagem competitiva enorme. Ele aproxima o empresário da realidade do mercado, permite enxergar onde estão as oportunidades e tomar decisões baseadas em fatos, não apenas em percepções”, afirmou Longen.

Longen também destacou o papel do Observatório na integração entre setor público e privado. “Vivemos hoje um Mato Grosso do Sul diferente. Criamos um ambiente de negócios importante, onde empresas e empresários são bem recebidos, onde a máquina pública funciona no ritmo necessário. Isso não é puxação de saco, como se diz no popular, mas uma constatação. Estamos aqui para construir. O Estado e as prefeituras são parceiros nossos. E o Observatório nos dá as informações para que possamos atender às necessidades de cada segmento e direcionar os investimentos de forma mais assertiva”, completou.

Indústria lança observatório com dados estratégicos do setor em MS
Autoridades durante apresentação da ferramenta (Foto: Marcos Maluf)

O economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende, explicou que a plataforma foi desenhada para ser uma ferramenta prática e acessível. “Estamos falando de mais de 5 milhões de informações processadas e organizadas em mais de 50 painéis. É um volume de dados sem precedentes no estado. O empresário pode acessar quantas empresas existem no seu setor, qual é o salário médio praticado na sua região, para quais destinos os produtos estão sendo exportados, entre outras informações”, detalhou.

Para Resende, a utilidade do Observatório vai além do diagnóstico. “Não se trata apenas de saber o que está acontecendo, mas de usar os dados para tomar decisões estratégicas. Essa ferramenta coloca informação de qualidade a serviço da gestão, da expansão dos negócios, da análise de mercado e da captação de novos investimentos”, disse.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, reforçou a importância da plataforma no contexto de crescimento econômico do estado. Segundo ele, Mato Grosso do Sul projeta um crescimento de 4,8% em 2025, sustentado principalmente pelo investimento privado. “Somamos mais de R$ 5 bilhões em investimentos anunciados, e isso reflete diretamente na geração de empregos e no desenvolvimento regional”, afirmou.

Entre os principais investimentos elencados por Verruck estão a implantação de novas plantas de etanol de milho em Costa Rica e Nova Dourados, cada uma com aporte de R$ 1 bilhão; expansões no setor de proteína animal, com novas unidades da JBS e Aurora em Dourados e uma nova indústria de suínos; além da instalação de plantas para produção de papel em Três Lagoas e beneficiamento de amendoim em Glória de Dourados. O setor de bioenergia também ganha reforço, com duas novas usinas previstas para Anaurilândia e Parnaíba.

“Esses investimentos refletem a confiança do setor privado no ambiente de negócios que estamos construindo. E agora, com o Observatório, teremos uma ferramenta capaz de apoiar ainda mais a tomada de decisão dos empresários, facilitando o acesso a dados de mercado, custos, exportações e emprego”, destacou Verruck.

Indústria lança observatório com dados estratégicos do setor em MS
Governador Eduardo Riedel ao lado do secretário Jaime Vaerruck (Foto: Marcos Maluf)

O governador Eduardo Riedel, presente ao evento, afirmou que o lançamento do Observatório é um desdobramento natural da estratégia de desenvolvimento adotada pelo estado. “As coisas não acontecem por acaso. Temos uma estratégia clara, resumida em quatro pilares. Todo o avanço que estamos vendo é fruto de um trabalho orquestrado que envolve o setor privado, o público, a política. E destaco sempre a harmonia entre os poderes. As divergências existem, são normais, mas a harmonia em torno desses pilares é fundamental para que continuemos avançando”, afirmou.

Para o governador, o Observatório simboliza o esforço de integração entre poder público e setor produtivo. “A aproximação com o setor privado e suas representações, como a Federação das Indústrias, a Federação da Agricultura, a Federação do Comércio e o SEBRAE, tem sido essencial para construir essa agenda de desenvolvimento. Esse trabalho conjunto tem como consequência o que estamos vendo hoje: mais investimentos, mais empregos e um crescimento consistente do nosso estado”, completou Riedel.

O Observatório da Indústria já está disponível para consulta pública e deverá se tornar um instrumento central na articulação de políticas industriais, prospecção de investimentos e no planejamento estratégico de empresas e governos no estado. Segundo a Fiems, novos painéis e funcionalidades serão incorporados à plataforma ao longo dos próximos meses, ampliando o alcance e a profundidade das análises oferecidas. Para acessar o painel basta clicar no link: Observatório da Indústria 

 

Nos siga no Google Notícias