ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  12    CAMPO GRANDE 25º

Economia

INSS suspende contrato com Agibank para pagamento de aposentadorias

Instituto justifica que precisa apurar "graves denúncias" contra a instituição financeira

Por Cassia Modena | 12/08/2025 12:15
INSS suspende contrato com Agibank para pagamento de aposentadorias
Prédio do INSS em Brasília (Foto: Rafael de Matos Carvalho/INSS)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou nesta terça-feira (12) que suspendeu o contrato com o Banco Agibank S.A., instituição financeira responsável pelo pagamento de pensões e aposentadorias. A justificativa é apurar denúncias de "graves violações" ao contrato de prestação de serviços.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

INSS suspende contrato com Agibank após denúncias. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu o contrato com o Banco Agibank devido a graves violações. O banco é acusado de interceptar ligações para a Central 135, dificultando o acesso dos beneficiários a informações e reclamações. A prática impedia, inclusive, que os segurados buscassem ressarcimento de descontos indevidos.Além da interceptação de chamadas, o INSS investiga recusas de portabilidade e retenção indevida de valores. A convocação de aposentados para comparecer às agências e tratar de descontos também está sob apuração. O INSS reforça que nenhuma instituição financeira está autorizada a intermediar seus canais oficiais. O recebimento de benefícios pelo Agibank não será afetado e os segurados não precisam tomar providências imediatas. Reclamações podem ser feitas à Ouvidoria do INSS, pelo número 135 ou pela plataforma FalaBR.

Uma das denúncias indica que o aplicativo do Agibank, quando instalado nos celulares dos beneficiários, interceptava e redirecionava para o próprio aplicativo as chamadas telefônicas que os usuários tentaram fazer à Central 135. Isso os impedia de buscar informações sobre seus benefícios e registrar reclamações — inclusive sobre ressarcimento de descontos indevidos.

Além disso, recusas da Agibank a pedidos de portabilidade de benefícios e denúncias sobre a retenção indevida de valores serão investigadas.

Prática irregular constatada foi a convocação de aposentados para comparecimento a lojas do banco para tratar sobre descontos de entidades associativas e receber o dinheiro descontado de volta. "Essas condutas configuram infração gravíssima, comprometendo a relação entre segurados e o INSS, uma vez que o banco passa a ter conhecimento da intenção do usuário em contatar a Previdência, interceptando tais informações", explica o INSS.

O Instituto reforçou que nenhuma instituição financeira é autorizada a atuar como intermediária de seus canais oficiais de atendimento.

O banco ainda não se manifestou oficialmente sobre a suspensão e as denúncias.

Como fica - Ainda segundo o INSS, o recebimento dos benefícios pelo Agibank não será afetado. Os aposentados e demais beneficiários que têm conta no banco não precisam tomar nenhuma providência imediata.

Os que tiveram pedido de portabilidade recusado devem procurar a Ouvidoria do INSS pelo número 135 ou na plataforma FalaBR.

Caso desejem, os segurados que atualmente recebem seus benefícios pelo Agibank continuarão recebendo normalmente. Não é obrigatório tomar nenhuma providência imediata. Aqueles que tiveram o pedido de portabilidade recusado devem procurar a Ouvidoria do INSS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.