ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 29º

Economia

MS tem menor margem de lucro entre estados produtores de soja, aponta estudo

Em Mato Grosso o percentual foi de 26%; no Paraná, 46%; e em Goiás, 41%

Por Izabela Cavalcanti | 01/05/2025 10:38
MS tem menor margem de lucro entre estados produtores de soja, aponta estudo
Plantação de soja em área de Mato Grosso do Sul (Foto: Bruno Rezende)

Mato Grosso do Sul teve 8% de lucratividade bruta da soja na safra 2024/2025, se comparado com a temporada anterior, conforme cálculos da Datagro, que avaliou os principais estados produtores. A pesquisa foi publicada pela Folha de São Paulo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A lucratividade bruta da soja em Mato Grosso do Sul atingiu 8% na safra 2024/2025, comparada à temporada anterior, segundo análise da Dataagro. O estudo, que abrangeu os principais estados produtores, apontou taxas de 26% em Mato Grosso, 46% no Paraná e 41% em Goiás. O Rio Grande do Sul, por sua vez, não registrou lucratividade. A avaliação considerou receita, custo de produção e produtividade média. A Dataagro também destacou os impactos climáticos na região Sul de Mato Grosso do Sul, em partes do Rio Grande do Sul e no Noroeste do Paraná, que enfrentaram altas temperaturas e escassez de chuvas. A produtividade média brasileira foi de 3.537 kg/ha, superior aos 3.352 kg/ha da safra anterior. Mato Grosso alcançou 3.900 kg/ha. Houve queda no custo de produção: 3% em Mato Grosso do Sul, 4% em Mato Grosso, 8% no Paraná e 18% em Goiás.

Em Mato Grosso o percentual foi de 26%; no Paraná, a taxa foi de 46%; e em Goiás, 41%. O levantamento mostra que o Rio Grande do Sul ficou sem lucratividade neste ano.

Os dados tem relação entre a receita obtida, o custo de produção estimado e a produtividade média dos estados avaliados.

Ainda conforme a Datagro, a região Sul de Mato Grosso do Sul, áreas do Rio Grande do Sul e Noroeste do Paraná sofreram com altas temperaturas e escassez de chuvas.

A produtividade média do Brasil foi de 3.537 kg por hectare, acima dos 3.352 kg da safra 2023/2024. Mato Grosso registrou produtividade de 3.900 kg.

Em relação ao custo de produção, a queda foi de 3% em Mato Grosso do Sul, 4% em Mato Grosso, 8% no Paraná, e 18% em Goiás.

Segundo dados, divulgados em março, pela Carta de Conjuntura Agropecuária da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base nos últimos levantamentos do LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), Mato Grosso do Sul tem produção agrícola total estimada em 75,3 milhões de toneladas neste ano, distribuída por 7,40 milhões de hectares.

Com isso, o Estado deve superar o volume produzido na safra anterior, representando crescimento de 2,5% na produção e de 2,76% na área plantada.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias