ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Mudança no ICMS em municípios com hidrelétrica beneficia cidades do MS

Nyelder Rodrigues | 08/02/2017 23:55

Foi aprovado nesta quarta-feira (8) pela Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o projeto de lei complementar 163/15, que trata da alteração da forma de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em municípios com hidrelétricas.

No caso, duas cidades sul-mato-grossenses são beneficiadas com a mudança, Selvíria e Três Lagoas, ambas às margens do rio Paraná, na divisa com o Estado de São Paulo. As usinas desses municípios são, respectivamente, de Ilha Solteira e Jupiá.

Com a aprovação na Câmara, o projeto segue direto para sanção do presidente Michel Temer (PMDB), pois já tramitou no Senado. Entre os deputados, a proposta ganhou posição favorável de 402 parlamentares, que deram voto favorável.

O projeto determina que o cálculo do ICMS em municípios com hidrelétricas deve levar em conta a quantidade de energia produzida e o preço médio da energia comprada das geradoras pelas distribuidoras, calculado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Três Lagoas e Selvíria passaram a receber o ICMS das hidrelétricas - que antes ia para municípios paulistas - após o Ministério das Minas e Energia, por meio de portaria em 2015, mudar do domicílio fiscal das usinas, rendendo desde então arrecadação extra para as cidades sul-mato-grossenses.

Com o novo cálculo, os dois municípios devem receber mais recursos ainda. A mudança trata apenas da redistribuição dos valores e não deve haver aumento de preço para o consumidor.

Nos siga no Google Notícias