ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Para promover “Capital das Oportunidades”, Prefeitura faz estande na Expogrande

Ação foi feita como forma de conectar empresários durante feira agropecuária, que vai até o dia 23

Guilherme Correia e Aletheya Alves | 14/04/2023 20:29
Estande foi montado na 83ª Expogrande, feira agropecuária realizada na Capital. (Foto: Juliano Almeida)
Estande foi montado na 83ª Expogrande, feira agropecuária realizada na Capital. (Foto: Juliano Almeida)

Com palestras ao estilo “Ted Talks”, a Prefeitura de Campo Grande montou estande na Expogrande com objetivo de conectar empresários e destacar as oportunidades de investimento na cidade, apelidada pela própria gestão municipal como “Capital das Oportunidades”.

A ideia é mostrar aos visitantes o que eles podem encontrar na região e incentivar o empreendedorismo local. Durante a feira, há agenda de palestras e interessados em fazer acordos podem entrar em contato com a prefeitura para reservar espaço e aproveitar o evento para fechar negócios.

O empresário Thiago Normando, da FTX Negócios Imobiliários, considera a iniciativa muito importante para que os empresários se sintam acolhidos e possam falar sobre negócios e oportunidades. “Não é apenas uma feira apenas para diversão ou música. Falar sobre agronegócio é muito importante, assim como o empreendedorismo, pois somos conhecidos como a Capital das Oportunidades”.

Durante sua fala, ele comentou sobre o crescimento do mercado imobiliário em Campo Grande nos últimos cinco anos, incluindo a valorização imobiliária durante a pandemia e as perspectivas para os próximos anos com a chegada da Rota Bioceânica e de usinas no Estado.

O empresário Willyan Francescon, proprietário do restaurante Casa Colonial, comenta que a cidade vê o empreendedorismo como potencial de transformação social e crescimento econômico. Em sua apresentação, ele falou sobre o mercado de alimentos e bebidas, que oferece muitas oportunidades.

“Empreender é essencial para uma cidade e pode gerar um grande diferencial na economia. Quando uma cidade investe em empreendedorismo, ela está investindo em seu próprio crescimento e desenvolvimento”.

Segundo o gestor de projetos da prefeitura, Luan Argemon, a proposta do estande veio com o intuito de conectar empresários, pequenos e grandes. “Trazendo empresários de fora do País para se unir aos empresários de Campo Grande. Nós estamos tendo algumas agendas internacionais e assinatura de alguns acordos. Estamos tentando mostrar que Campo Grande é um ambiente propício para o mercado, tanto nacional como municipal, estadual e também fora do País”.

“Trouxemos alguns parceiros de Campo Grande para estruturar esse estande, onde nós deixamos um pouco de lado o tradicional modelo de apresentação de serviços da prefeitura, somente para a população, trazendo um ambiente para a integração desses empresários para rodadas de negócios, para fechamento de negócio”.

Segundo ele, durante todos os dias, palestras vão ocorrer, com duração de 15 a 20 minutos, com diferentes temas. “Alguns empresários, algumas empresas e algumas instituições vão estar falando rapidamente, somente para fazer uma integração junto com o público que estiver aqui e contando um pouco da história, de como foi o ambiente em que eles cresceram”.

“Nós trouxemos o estande modelo internacional por estar trazendo não só empresários como representantes de outros países da América do Sul. Nós fizemos alguns convites a nível da Ásia, só que ficou um pouco em cima, tivemos alguns interessados em vir, mas com tempo limitado para chegar aqui”.

Funcionário da Prefeitura atende participantes do estande. (Foto: Juliano Almeida)
Funcionário da Prefeitura atende participantes do estande. (Foto: Juliano Almeida)

Argemon comenta que já foram feitas reuniões com empresários do Paraguai e Bolívia e há previsão de encontros com empreendedores do Peru e Argentina. “Por mais que a exposição direcione para o agronegócio, nós deixamos muito aberto para a linha de inovação. A ideia é que essas empresas vejam essa oportunidade que Campo Grande tem”.

Ele explica que as inscrições podem ser feitas no site da prefeitura e que a agenda ainda está “orgânica”, ou seja, pode sofrer alterações. Atualmente, são mais de 30 palestras em todos os dias de feira. Confira a programação:

  • Dia 15 (sábado)
    17h – Carreteiro de Negócios
    17h30 – Qualidade da carne na prática com Caio Rossato (Big Beef) e empresa Vó Erminia Alimentos (CT&I)
  • Dia 16 (domingo)
    16h – Carreteiro de Negócios, com o chef Paulo Machado
  • Dia 17 (segunda-feira)
    17h – Startup MS
    17h30 – Sicredi
    18h30 – Startup MS
  • Dia 18 (terça-feira)
    17h – Carreteiro de Negócios
    17h30 – Cases de sucesso Prime e Agrotec
    18h30 – Networking de Negócios – Dijan de Barros
  • Dia 19 (quarta-feira)
    17h – Logística Rodoviária na Rila – Setlog-MS
    17h30 – Modalidades de pagamento/recebimento em moeda estrangeira – Grupo Travelex Confidence com Liliane Matos
    18h30 – Origem do Choripan – Chef Marcelo Giuliani/D’Roça Produtos Gourmet
  • Dia 20 (quinta-feira)
    Manhã – Dia de campo com a Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco
    17h30 – O voo do AGRO – Uso do Drone para faturar mais no campo fertiquímica agrociências
    18h – Oportunidades de Financiamento para Empreendedores do Agronegócio – Sicredi CG
    18h30 – Ecossistema de Inovação de CG com Luiz Bino
    19h30 – O crescimento do turismo de natureza em Campo Grande e região
  • Dia 21 (sexta-feira)
    17h – Carreteiro de Negócios
    17h30 – Erva Mate Campão
    18h30 – Case de Sucesso: Empreendedorismo Pedro Targino/Sistema 67 Prime
  • Dia 22 (sábado)
    17h30 – Transformando resíduos de sementes em adubo orgânico Sementes Manejo
    18h – Case de Sucesso: Empreendedorismo – Experiência, qualidade e sabor Bellamoni Sorvetes
  • Dia 23 (domingo)
    17h – Encerramento: Campo Grande a Capital das Oportunidades Pref CG

A 83ª Expogrande começou na quinta-feira (13) e vai até 23 de abril, com a promessa de movimentar mais de R$ 100 milhões ao todo. A feira agropecuária acontece no Parque de Exposições Laucídio Coelho, na Vila Carvalho.

Nos siga no Google Notícias