ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  20    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Produção de 13,3 milhões de toneladas confirma safra recorde de soja em MS

Volume representa um aumento de 17,8% se comparado com a safra passada

Jhefferson Gamarra | 27/04/2021 12:55
Área destinada ao cultivo de soja em Mato Grosso do Sul aumentou em 4%  (Foto: Arquivo)
Área destinada ao cultivo de soja em Mato Grosso do Sul aumentou em 4%  (Foto: Arquivo)

Balanço apresentado nesta terça-feira (27), mostra que Mato Grosso do Sul superou as expectativas previstas e atingiu recorde histórico na produção de soja 2020/2021, com produção estimada 13,3 milhões e produtividade média de 62,8 sacas por hectare. O volume representa um aumento de 17,8% se comparado com as 11,3 milhões de toneladas colhidas na safra 2019/2020.

Os dados foram levantados pelo Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) e apresentados pelo secretário Jaime Verruck, diretor-presidente da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e pelo presidente da Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS, André Dobashi.

De acordo com o titular da Semagro, os números refletem o preparo do produtor, aliado com investimentos estratégicos. "Adotando informações e com crédito no momento correto, os produtores têm feito esse trabalho excelente que representa aumento da atividade econômica de todo o Estado".

Toda a produção se deu em 3.5 milhões de hectares de terras em todos Mato Grosso do Sul, um aumento territorial de 4% em relação a safra passada. Ponta Porã foi o município que mais expandiu a área cultivada com soja, com 15 mil novos hectares, seguido com Nova Andradina com 12 mil hectares.

O monitoramento da produção em Mato Grosso do Sul foi realizado com oito técnicos de campo e três técnicos internos. Foram realizadas 2.139 visitas presenciais em 1.202 propriedades rurais destinadas ao cultivo. "Esses números mostram a capacidade de monitorar o desenvolvimento da safra com qualidade e precisão", explicou o presidente da Aprosoja/MS.

Nos siga no Google Notícias