ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  25    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Riedel apoia missão de senadores que tentará reverter sobretaxa de Trump

Carnes, celulose e ferro-gusa de MS são foco de visita aos Estados Unidos

Por Gustavo Bonotto | 23/07/2025 19:31
Riedel apoia missão de senadores que tentará reverter sobretaxa de Trump
Reunião contou com presença de Jaime Verruck (Meio Ambiente), Nelsinho Trad (PSD), Tereza Cristina (PP), Waldemir Moka (Governo) e Eduardo Riedel (PSDB). (Foto: Bruno Henrique/Governo do Estado)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) recebeu, no início da noite desta quarta-feira (23), em Campo Grande, os senadores sul-mato-grossenses Tereza Cristina (PP) e Nelsinho Trad (PSD), que embarcam para os Estados Unidos na tentativa de reverter a tarifa de 50% anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump (Republicano). O encontro ocorreu no receptivo do governo estadual, no Parque dos Poderes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Senadores de MS buscam reverter tarifaço de 50% imposto pelos EUA. Eduardo Riedel (PSDB) recebeu Tereza Cristina (PP) e Nelsinho Trad (PSD) antes da viagem aos Estados Unidos, onde tentarão negociar a suspensão da medida de Donald Trump. A missão tem apoio do governador e se concentra em setores como carnes, celulose e ferro gusa, que representam 80% do impacto estimado em MS. A comitiva, liderada por Trad, se reunirá com empresários e parlamentares em Washington entre 28 e 30 de julho. O objetivo é minimizar os efeitos da tarifa, que entra em vigor em 1º de agosto. Estudo do Senado aponta risco para 1,9 milhão de empregos no Brasil. Estados americanos também podem ser afetados.

Segundo Nelsinho, a missão tem apoio direto do tucano. “O governador confiou na nossa comitiva e nos desejou sucesso nessa missão. Seguimos com ainda mais responsabilidade e determinação”, afirmou.

Durante a conversa, o senador destacou que as maiores preocupações de Mato Grosso do Sul estão concentradas nos setores de carnes processadas, celulose e ferro-gusa, que somam 80% do impacto estimado. “Temos explicações técnicas detalhadas e vamos apresentar esses dados à contraparte americana para tentar minimizar os efeitos dessa medida”, disse.

Além dos senadores, participaram da reunião o secretário estadual de Meio Ambiente, Jaime Verruck, e o secretário executivo do Escritório de Representação do Governo de MS em Brasília (DF), Waldemir Moka (MDB).

Agenda nos EUA - Antes do embarque, a comitiva também se reuniu com o chanceler Mauro Vieira, por videoconferência. Ele detalhou os esforços da diplomacia brasileira para conter a crise comercial e reforçou que, nos últimos 15 anos, os EUA mantiveram superávit de US$ 410 milhões na balança com o Brasil.

Conforme já antecipado, a missão ocorrerá entre 28 e 30 de julho. Os senadores vão se reunir com empresários e parlamentares norte-americanos em Washington (EUA). O objetivo é reforçar o diálogo político e econômico com os Estados Unidos, pressionando pela suspensão da medida que passa a valer em 1º de agosto.

O grupo é liderado por Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, e tem entre os titulares os senadores Tereza Cristina, Jaques Wagner (PT-BA) e Fernando Farias (MDB-AL). Os suplentes são Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE) e Carlos Viana (Podemos-MG).

O estudo da própria comissão aponta que as tarifas podem colocar até 1,9 milhão de empregos em risco no Brasil, atingindo especialmente as cadeias produtivas de carne, celulose, aço e energia. Nos EUA, os estados da Califórnia, Texas, Flórida e Nova Jérsei também podem sofrer impactos econômicos, segundo o relatório.

Riedel apoia missão de senadores que tentará reverter sobretaxa de Trump
Riedel segura relatório de relações comerciais, que será apresentado a representantes do Congresso norte-americano durante missão. (Foto: Bruno Henrique/Governo do Estado)

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.